Basquetebol: Benfica selou primeiro lugar, Sporting aproveitou deslize do FC Porto

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Basquetebol: Benfica selou primeiro lugar, Sporting aproveitou deslize do FC Porto
Os encarnados dominaram em Esgueira
Os encarnados dominaram em EsgueiraFPB
As contas da primeira fase ficaram praticamente fechadas este sábado, com o desenlace da 22.ª jornada do campeonato de basquetebol. Contudo, o adiamento do jogo entre Lusitânia e CAB Madeira deixa em suspenso o último apurado para o Grupo A, que garante o acesso aos play-offs do título.

O dia das decisões no campeonato português de basquetebol sofreu um revés. Os ventos fortes que se fazem sentir na Madeira impediram a viagem do CAB para os Açores, onde vai defrontar o Lusitânia e aduaram as contas do sexto lugar, o último de acesso ao Grupo A da segunda fase.

A vitória do Póvoa na receção à Oliveirense (71-61), com Cameron Oluyitan (19 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências) deixou a equipa de Varzim na pole position, com 32 pontos. Neste momento, só a vitória do Lusitânia poderá desalojar o conjunto poveiro do sexto posto.

Certo é a primeira posição do Benfica. Os encarnados triunfaram em casa do Esgueira (93-61), com Aaron Broussard (22 pontos e seis assistências) e Terrel Carter (21 pontos e 9 ressaltos) a dominarem o jogo assim carimbarem a vitória.

Atrás das águias surge agora o Sporting, que venceu o Sangalhos (98-64), no Pavilhão João Rocha. Isaiah Armwood (15 pontos e 8 ressaltos) e Joshua Patton (14 pontos e 9 ressaltos) ficaram perto de um duplo-duplo, numa exibição afirmativa dos leões que não permitiram ao lanterna vermelha chegar aos 10 pontos no último período (19-9).

O pódio fica selado com o FC Porto que foi novamente surpreendido. Depois de terem perdido com o Lusitânia, os dragões fecharam a primeira fase com novo desaire, desta feita em casa da Ovarense (67-71). Isaiah Johnson dominou a partida com 16 pontos, 8 ressaltos e 8 assistências, liderando a equipa de Ovar.

Confira os resultados:

Póvoa – Oliveirense, 71-61

Esgueira – Benfica, 61-93

Ovarense – FC Porto, 71-67

Sporting – Sangalhos, 98-64

Vitória de Guimarães – Imortal, 87-92

Lusitânia - CAB Madeira (adiado)

A classificação (ainda) incompleta da primeira fase:

Os lugares na primeira fase
Os lugares na primeira faseFlashscore

Segunda fase

O Campeonato vai agora dividir-se em dois grupos de seis equipas, que se vão defrontar a duas voltas. No Grupo A estão os seis primeiros classificados da primeira fase, já apurados para os play-off, e o objetivo é definir o lugar em que vão iniciar as eliminatórias que decidem o campeão. No Grupo B estão os últimos seis classificados que vão definir os últimos apurados para os play-offs (as duas melhores equipas) e os despromovidos (os dois últimos).

Grupo A: Benfica, Sporting, FC Porto, Oliveirense, Ovarense e Póvoa/Lusitânia.

Grupo B: Lusitânia/Póvoa, Imortal, Vitória de Guimarães, Esgueira, CAB Madeira e Sangalhos.