Mais

Mundial de basquetebol: 25 anos depois, Itália chega aos quartos de final

Simone Fontecchio em ação contra Porto Rico
Simone Fontecchio em ação contra Porto RicoAFP
Há quase 25 anos que a Azzurra não atingia a meta. Feito alcançado com triunfo sobre Porto Rico e agora os olhos estão postos noutra barreira: as meias-finais.

Itália está nos quartos de final do Campeonato do Mundo que está a decorrer nas Filipinas, ao vencer Porto Rico por 73-57. Desde 1998 que os transalpinos não conseguiam este feito, uma edição em que o atual treinador da Azzurra, Gianmarco Pozzecco, estava em campo.

Datome e um extraordinário Ricci no quarto período deram o impulso decisivo para a reta final e para a vitória. "Pippo Ricci" terminou com 15 pontos, Simone Fontecchio com um duplo-duplo (12 pontos e outros tantos ressaltos) e Nicolò Melli com 12 ressaltos. O capitão Datome também atingiu os dois dígitos, com 11 pontos, enquanto Tremont Waters terminou com 13 pontos e 9 assistências.

Na próxima ronda, a seleção nacional irá defrontar os Estados Unidos ou a Lituânia. Se a Sérvia vencer a República Dominicana na próxima jornada, a Itália passará em primeiro lugar do grupo. A Azzurra quer continuar a fazer história: há 45 anos que não chega a uma meia-final do Campeonato do Mundo.

Reveja aqui as principais incidências da partida