Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: França precisa do prolongamento para vencer Japão (90-94) no basquetebol

Matthew Strazel salvou os Bleus
Matthew Strazel salvou os BleusAFP
Na tarde de terça-feira, os Bleus recuperaram a posse do campo Pierre-Mauroy para assumir a liderança contra o Japão. Num jogo intenso e muito disputado, a equipa francesa teve dificuldades defensivas mas lutou até ao fim para conquistar a vitória (90-94).

Reveja aqui as principais incidências da partida

Depois de terem vencido o Brasil no jogo de abertura, os Bleus estavam confiantes para o jogo de terça-feira contra o Japão . No entanto, nem tudo correu como planeado e a equipa francesa lutou até ao fim, vencendo no prolongamento (90-94).

Nos primeiros minutos do jogo, gauleses como Rudy Gobert (7 pontos e 15 ressaltos) e Victor Wembanyama (18 pontos e 11 ressaltos) aplicaram-se tanto na defesa como no ataque e mantiveram o Japão em alerta. Em boa forma, Wemby encantou com algumas iniciativas sublimes transformadas em lançamentos de três pontos. E com a equipa francesa a trabalhar tão bem em conjunto, as coisas estavam a correr bem para a equipa da casa.

Guerschon Yabusele, que esteve em grande plano desde o início, também não demorou a brilhar e contribuiu para a ascensão sobre os japoneses, que também não se deixaram abater.

No entanto, à medida que o jogo avançava, os Bleus deixaram-se ultrapassar defensivamente no final de um período de jogo rápido (25-32).

Depois disso, a França foi pressionada e teve um pouco mais de dificuldade. Resultado: graças aos bons desempenhos de Rui Hachimura (24 pontos, 3 ressaltos), Yuki Kawamura (29 pontos, 7 ressaltos) e Josh Hawkinson (16 pontos, 8 ressaltos), a equipa japonesa reduziu a diferença. E, apesar de os Bleus tentarem contrariar a equipa, graças nomeadamente à participação de Evan Fournier (14 pontos, 3 ressaltos), os seus adversários acabaram por se impor (44-49, fim do segundo período).

Os japoneses continuaram a dominar, e os franceses sofreram quando o jogo recomeçou (55-51, após quatro minutos). Os homens de Vincent Collet também não eram precisos em frente ao cesto japonês e deixaram escapar muitos pontos. Pior ainda, não conseguiram reentrar no jogo e ripostar. Foi preciso esperar até ao final do terceiro período para contra-atacar e voltar a passar para a frente (64-69).

Mais uma vez apanhados, os Bleus foram obrigados a mobilizar as suas forças durante muito tempo no último período. No entanto, a expulsão de Hachimura a oito minutos do fim facilitou as coisas.

Mas a batalha durou intensamente até o final. Com o Japão empatado a poucos segundos do fim, graças a um lançamento de três pontos de Matthew Strazel (84-84), os Bleus aproveitaram o prolongamento para chegar à vitória.

Com a força total, os Bleus arrancaram nos últimos cinco minutos, enquanto os adversários começavam a desmoronar-se. A França pôde assim terminar em alta após longos minutos de agonia.