Mais

Três vitórias a menos e uma multa: CSP Limoges em apuros no basquetebol

Será que o CSP de Limoges conseguirá sobreviver?
Será que o CSP de Limoges conseguirá sobreviver?AFP
A DNCG (Direction Nationale du Contrôle de Gestion), a organização responsável pela monitorização e supervisão das contas dos clubes das associações profissionais na França, foi dura no castigo: multou o CSP Limoges em 15.000 euros e retirou três vitórias da classificação da Betclic Élite, devido aos problemas financeiros que vêm perturbando o clube há algum tempo.

No dia 23 de junho, o CSP Limoges respirou de alívio. Apesar de um défice de 1 milhão de euros no final do exercício, a DNCG autorizou o antigo campeão europeu a participar na época 2023/2024 da Betclic Élite. Mas é evidente que as garantias dadas nessa altura tornaram-se problemáticas, tal como o organismo declarou num comunicado de imprensa.

"O Conseil Supérieur de Gestion constatou uma deterioração significativa entre as contas estimadas a 30 de junho de 2023 e as contas fechadas a 30 de junho de 2023. Esta infração põe em causa a equidade dos concursos de que o Conseil Supérieur de Gestion é o garante", informou.

Resultado: uma multa de 15.000 euros e, sobretudo, menos 3 vitórias na classificação. Depois de um início de época respeitável, com 6 vitórias e 5 derrotas, o CSP encontra-se no primeiro lugar da zona de despromoção, com um balanço negativo. No entanto, o clube tem a possibilidade de recorrer desta decisão. Mas, tendo em conta a situação dos últimos meses, parece complicado que o Cercle Saint-Pierre consiga dar a volta à situação.

Depois de Pau-Lacq-Orthez, outro dinossauro do basquetebol francês está ameaçado.