Basquetebol: Benfica vence Clássico no Pavilhão da Luz e aproxima-se do FC Porto (84-78)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Basquetebol: Benfica vence Clássico no Pavilhão da Luz e aproxima-se do FC Porto (84-78)
Atualizado
Aaron Broussard fez jogo de 12 pontos
Aaron Broussard fez jogo de 12 pontos
SL Benfica
Jogo digno de clássico na Liga de Basquetebol, que acabou com triunfo benfiquista por 84-78.

Recorde as principais incidências

A jogar em casa e com muito acerto ofensivo, o Benfica parecia encaminhado para uma vitória tranquila frente ao rival FC Porto, mas a equipa portista, que chegou a estar a perder por 18 pontos de diferença no terceiro período, não desistiu da partida e levou a emoção até ao último segundo.

O Benfica foi claramente superior nos minutos iniciais, criando desde logo uma vantagem de 10 pontos numa fase precoce do encontro (13-3), que motivou mesmo o técnico portista, Fernando Sá, a pedir desconto de tempo.

As instruções não tiveram um efeito imediato, mas foram suficientes para que os dragões conseguissem reduzir a margem de diferença no final do primeiro período para cinco pontos (18-13).

Com o FC Porto a fazer uma má exibição do ponto de vista defensivo, o Benfica aproveitou para voltar a alargar a distância com mais um excelente arranque no segundo período. José Silva passou a disparar triplos com facilidade, a diferença aumentou cada vez mais e o FC Porto ficou demasiado exposto a contra-ataques, que acabaram por fazer com que o Benfica chegasse ao intervalo com mais 14 pontos do que os dragões (45-31).

Apesar da péssima primeira parte, a equipa de Fernando Sá não se entregou ao jogo ainda com dois períodos para jogar e contou com o crescimento dos dois norte-americanos, Fayne e Omlid, para conseguir reduzir a margem no marcador para apenas um ponto de diferença.

À entrada para o último quarto, apenas um triplo separava as duas equipas (57-54) e as emoções tomaram conta das duas equipas. Com o público no Pavilhão da Luz a dar uma força extra, o Benfica nunca permitiu que o FC Porto ultrapassasse a barreira psicológica da liderança do marcador. De resto, os portistas apenas conseguiram igualar a partida (59-59) depois de um triplo de Omlid.

As estatísticas da partida
Flashscore

No entanto, o norte-americano não conseguiu converter um dos lances livres nos últimos segundos da partida e o Benfica, com um grande jogo de José Silva (23 pontos e seis triplos convertidos) e Toney Douglas (21 pontos, quatro ressaltos e quatro assistências), segurou o triunfo e aproximou-se do FC Porto na liderança (um ponto separa as duas equipas). O Sporting pode aproveitar para se isolar, caso derrote o Lusitânia nesta jornada.

Outros resultados

Oliveirense 80-73 Imortal

Vitória SC 60-78 Esgueira

Portimonense 69-74 Galomar

Póvoa 87-76 Ovarense

Lusitânia - Sporting (adiado)