Basquetebol: Benfica vence Sporting (101-85) e sagra-se campeão no Pavilhão João Rocha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basquetebol: Benfica vence Sporting (101-85) e sagra-se campeão no Pavilhão João Rocha

Toney Douglas foi a figura do Benfica
Toney Douglas foi a figura do BenficaFPB
As águias levaram a melhor num jogo que teve reviravoltas, emoção e uma primeira parte muito bem disputada. Oito anos depois, as águias voltam a conseguir um bicampeonato, com duas vitórias no Pavilhão João Rocha acima dos 100 pontos. Benfica recusou-se a receber medalhas e troféus no Pavilhão João Rocha.

O Benfica venceu o Sporting (101-85), no quarto jogo da final do campeonato de basquetebol. A partida disputou-se no Pavilhão João Rocha.

O primeiro tempo foi, talvez, os melhores 20 minutos dos quatro jogos já disputados nesta final. As duas equipas saíram para o intervalo separadas por três pontos (48-45), a favor do Benfica, mas a mostrarem percentagens muito efetivas de acerto quer nos lançamentos de campo, quer nos triplos e com as perdas de bolas quase reduzidas ao mínimo.

No segundo tempo, liderados por Ivan Almeida (19 pontos), o Benfica acabou por ter uma entrada melhor, chegou aos 11 pontos de vantagem (61-50) e foi construindo com o ímpeto da partida. Tudo pareceu mudar no último período, quando Travante Williams converteu um triplo com falta. O cesto fez levantar o Pavilhão João Rocha, o Sporting passou para a frente do marcador (66-65) e de repente os leões, com Diogo Ventura (16 pontos) de mão quente, pareciam encaminhados para o triunfo.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O último período acabou por evidenciar a qualidade individual do Benfica. Mesmo sem Ivan Almeida para os últimos quatro minutos (expulso com a segunda técnica), as águias tiveram Toney Douglas inspirado da linha de três (acertou quatro dos oito triplos) e Carter (oito pontos e nove ressaltos) a dominar nas tabelas. Com 12 pontos de vantagem a 1:34 minutos do final, a festa vermelha começava a desenhar-se no reduto leonino.

As estatísticas do jogo
As estatísticas do jogoFlashscore

Com este resultado, o Benfica celebrou o bicampeonato, revalidando a conquista em 2021/22. É o 29.º do palmarés das águias que desde 2008 apenas perderam cinco campeonatos (com a nota de em 2020 não ter sido atribuído título por conta da pandemia).

Nota para a decisão do Benfica que recusou receber o troféu de campeão no Pavilhão João Rocha. Através de um comunicado, as águias explicam que foi um protesto para com a atuação do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol. Presumivelmente devido à situação de Travante Williams.

"O Sport Lisboa e Benfica informa que os bicampeões nacionais não vão participar na cerimónia oficial de entrega do troféu de campeão nacional, dado o comportamento discriminatório e inaceitável por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol e do seu Conselho de Disciplina, presidido por Carlos Filipe. Os bicampeões irão comemorar a conquista deste Campeonato com os Benfiquistas no Pavilhão Fidelidade do Estádio da Luz, que estará de portas abertas para receber todos os adeptos", pode ler-se.