Mais

Basquetebol: Póvoa força negra com Oliveirense (84-83), Benfica nas meias-finais (71-93)

Atualizado
Benfica elimina Vitória SC em Guimarães
Benfica elimina Vitória SC em GuimarãesFederação Portuguesa de Basquetebol
O Póvoa segurou uma recuperação tardia da Oliveirense para somar a primeira vitória nos play-offs da competição, ao superiorizar-se por um ponto de diferença e, dessa forma, forçar o terceiro jogo da série dos quartos de final. Antes, o Benfica voltou a não dar hipóteses ao Vitória SC e fechou a série com um 2-0, depois de vencer em Guimarães por 71-93, confirmando o apuramento para as meias-finais do campeonato nacional de basquetebol.

CD Póvoa 85-84 Oliveirense

Depois de uma derrota contundente em Oliveira de Azeméis (78-65), os poveiros entraram na quadra cheios de gás para reverter a situação e no final do primeiro parcial já venciam por 11 pontos de diferença (22-11), com um Clyde Trapp Jr. a assumir desde cedo as rédeas do encontro. Os unionistas ainda reagiram num segundo período bem equilibrado, mas ao intervalo a vantagem dos anfitriões continuava a ser larga (47-37).

Nos play-offs, porém, joga-se tudo e com tudo. A turma de João Figueiredo veio dos balneários com confiança renovada, mas ainda assim sem resposta para a exibição de Clyde Trapp (terminou com 34 pontos). O terceiro parcial voltou a ser equilibrado (23-25) e deixou os oliveirenses mais perto da recuperação. 

Apenas oito pontos separavam as equipas à entrada para o último período, uma vantagem que os comandados de José Ricardo aumentaram prontamente para 13 pontos, a cerca de 5 minutos da buzina final. A equipa de Oliveira de Azeméis reuniu esforços, tapou os caminhos do seu cesto e arrancou para uma recuperação que acabou por ser inglória. 

Isto porque, a um minuto do fim, a equipa perdia por 8 pontos, mas André Bessa e João Fernandes ainda reduziram a diferença para dois pontos, antes de Onno Steger fechar a discussão da linha de lance livre... Se bem que, em cima da buzina, Pablo Bertone acertou um triplo que deixou o resultado em 85-84.

O Pavilhão Fernando Linhares de Castro respirou de alívio e os poveiros deslocam-se agora a Oliveira de Azeméis para discutir o acesso às meias-finais.

Vitória SC 71-93 Benfica

A equipa encarnada tinha visto o rival Sporting ser eliminado na terça-feira, depois de perder com a Ovarense, mas cumpriu frente ao 7.º classificado da fase regular e voltou a vencer de forma clara para seguir rumo às meias-finais, onde vai encontrar o vencedor da eliminatória entre a Oliveirense e o Póvoa.

Tal como aconteceu na primeira mão, o Benfica voltou a entrar muito melhor na partida e conseguiu logo uma vantagem de oito pontos com um parcial de 0-8 que geriu no primeiro período.

Depois de algum equilíbrio, o Benfica voltou a dominar o encontro para terminar o período com 15 pontos de vantagem (15-30), encaminhando o apuramento de forma tranquila frente a uma equipa com a qual até tinha perdido na fase regular, precisamente em Guimarães.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroFlashscore

Com claro domínio da equipa de Norberto Alves, técnico que aproveitou para fazer a gestão do plantel, houve quatro jogadores a chegar à dezena de pontos, com destaque para Terrel Carter (14 pontos, cinco ressaltos e uma assistência) e Drechsel (14 pontos, três ressaltos e uma assistência), que até jogou apenas 17:57 minutos.

Ao intervalo, o Benfica vencia por 22 pontos de diferença (32-54), o que facilitou a gestão para confirmar o apuramento com uma vitória clara (71-93) rumo às meias-finais do campeonato.