O antigo internacional (9 internacionalizações) Ludovic Vaty não sobreviveu ao ataque cardíaco que sofreu durante o treino de terça-feira com o TOAC. O seu agente fez o anúncio, esta sexta-feira, nas redes sociais.
Embora devesse fazer parte da seleção francesa para o Euro 2013, a cardiomiopatia (descolamento de uma membrana do coração) foi detetada pela equipa médica. Forçado a pôr termo à sua carreira profissional, o jogador natural de Guadalupe continuou a jogar em clubes amadores.
Campeão europeu de sub-16 em 2004 e de sub-18 em 2006, Vaty também fez parte da geração 1988-1989, com Nicolas Batum, Antoine Diot e Alexis Ajinça em particular, que ficou em 3.º lugar no Campeonato do Mundo de sub-19 em 2007. Em 2013, venceu a Taça dos Líderes com o Gravelines e foi coroado MVP da competição.
"Tal como o resto da equipa francesa, fiquei particularmente chocado com esta terrível notícia. Ludovic foi um jogador fundamental da geração 1988-1989 que marcou a história do basquetebol francês. Todos nós o recordamos como um homem de imenso talento no campo e de grande bondade fora dele", afirmou Jean-Pierre Siutat, Presidente da Federação Francesa de Basquetebol.