O último jogo de Andrew Wiggins com os Warriors foi a 14 de fevereiro de 2023, quando a equipa da baía de San Francisco venceu os Wizards por 135-126, com 29 pontos do ala. Depois desse jogo, desapareceu do mapa e a ausência deu origem a muita especulação.
Quase dois meses depois, a situação está a tornar-se mais clara e sabemos finalmente algumas das razões que levaram à paragem do jogador canadiano: "A razão da ausência do Wiggins desde meados de fevereiro é que o seu pai, Mitchell Wiggins, tem estado a lidar com uma situação médica grave, dizem fontes próximas da situação", relatou Shams Charania, um dos mais reputados insiders da NBA, na sua conta do Twitter.
A mesma fonte garante que o regresso do jogador aconteça no jogo Golden State-Oklahoma desta madrugada. A informação foi confirmada por Adrian Wojnarowski, outro jornalista de renome, na mesma rede social:"Andrew Wiggins, o All-Star dos Golden State Warriors, vai regressar à equipa e espera-se que o faça no início desta semana. Wiggins perdeu 21 jogos devido a um assunto familiar. Um grande impulso para os campeões em título e atuais sextos classificados na Conferência Oeste", explicou.
O regresso de um dos titulares pode ser a motivação necessária para os atuais campeões assegurarem a qualificação directa para os play-offs. Embora Curry e companhia tenham conseguido manter-se positivos durante a ausência do companheiro de equipa, vão certamente apreciar os pontos que ele traz à equipa. A sua destreza defensiva também pode ajudar a apoiar uma área onde a equipa de Kerr tem tido tendência a descurar nesta fase.
A escolha n.º 1 no draft da NBA em 2014 esforçou-se para mostrar todo o seu potencial na melhor Liga do mundo. Contudo, a chegada a San Francisco fê-lo sentir que chegou ao lugar certo. Foi fundamental na conquista do sexto anel, no ano passado, com números soberbos nos play-offs - com uma média de 16,5 pontos, 7,5 ressaltos e 2 assistências por jogo.