Mais

Antevisão à Conferência Este da NBA: Bucks e Celtics um furo acima do resto

Giannis e Lillard podem arrasar a NBA nesta temporada
Giannis e Lillard podem arrasar a NBA nesta temporadaProfimedia
Estamos a poucas horas do início oficial da temporada da NBA e, apesar de a bola ainda não ter ido ao ar, há já duas equipas que parecem determinadas a dominar a Conferência Este. Com duas trocas de peso no último mês, os Milwaukee Bucks e os Boston Celtics distanciaram-se da concorrência e todos os olhos estão postos na dupla recém-formada dos Bucks, composta por Damian Lillard e Giannis Antetokounmpo.

No final de setembro, os Bucks abalaram a NBA com a troca por Lillard, a estrela dos Portland Trail Blazers. Numa equipa já de si imponente, liderada pelo duas vezes MVP Giannis, a ideia de os dois jogarem lado a lado causou arrepios no resto do Leste e fez dos Bucks os grandes favoritos para se tornarem campeões da Conferência.

No entanto, cerca de uma semana mais tarde, os próprios Celtics fizeram uma grande aquisição, trazendo Jrue Holiday, precisamente dos rivais Bucks, para subitamente voltarem a entrar numa corrida de dois cavalos.

Com a adição de Holiday para complementar as superestrelas Jayson Tatum e Jaylen Brown, os Celtics são uma equipa mais completa e têm agora todas as ferramentas para se tornarem campeões da Conferência Este em 2024. É provável que também tenham um plantel mais completo e profundo - com Neemias Queta como opção - do que o de Milwaukee, o que lhes poderá dar vantagem.

Os Bucks sofreram uma eliminação surpreendente na primeira ronda dos play-offs da época passada às mãos de uns Miami Heat inspirados por Jimmy Butler, por isso estarão determinados a mostrar uma nova face nos próximos meses. Essa mesma equipa dos Heat derrotou os Celtics no sétimo jogo das finais da conferência e, depois de ter perdido as finais da NBA em 2022, o desejo de Boston pelo título será mais forte do que nunca.

É simplesmente impossível ignorar qualquer uma destas duas equipas. Um encontro nas Finais da Conferência seria uma proposta de fazer crescer água na boca.

Mas quem são os seus adversários mais próximos? Imediatamente, vêm à mente os Heat.

Na época passada, até precisaram do torneio play-in para chegar aos play-offs, mas fizeram uma campanha impressionante até às finais da NBA, antes de serem derrotados pelo irresistível Nikola Jokic e os Denver Nuggets.

Butler e Heat não conseguiram impedir a vitória do Nuggets nas finais da NBA
Butler e Heat não conseguiram impedir a vitória do Nuggets nas finais da NBAProfimedia

Desta vez, espera-se que a equipa tenha um melhor desempenho na época regular e depois possa voltar a surpreender no pós-temporada. No entanto, ficarão desapontados por terem perdido a corrida por Lillard, que cobiçaram durante algum tempo - e a NBA até teve de interferir porque, inicialmente, o jogador só queria ser trocado para a equipa da Flórida.

É impossível prever o que os Philadelphia 76ers vão fazer esta época. Sim, têm o atual MVP e melhor marcador Joel Embiid, mas é muito provável que não contem com James Harden.

The Beard tem pressionado para ser trocado durante todo o verão e faltou ao treino de quinta-feira devido a "problemas pessoais". Os LA Clippers parecem ser os favoritos a adquiri-lo, o que enfraquecerá significativamente os 76ers. No entanto, a equipa deverá continuar a ser suficientemente boa para chegar aos play-offs.

Os Cleveland Cavaliers e os New York Knicks são duas equipas que estão na direção certa, com expetativas particularmente elevadas para os primeiros.

Os Cavs reforçaram-se com jogadores como Max Strus e Georges Niang para criar uma equipa muito mais prolífica em torno de Donovan Mitchell, e chegam com vontade de possibilidade de criar um verdadeiro impacto esta época.

Os Brooklyn Nets são um ponto de interrogação. Depois de perderem Harden, Kyrie Irving e Kevin Durant num espaço de 12 meses, a franquia passou por uma reformulação total. Poderá isso ser benéfico? Só o tempo dirá. Os adeptos esperam certamente que Ben Simmons possa voltar ao seu melhor, o que seria um grande impulso.

Quin Snyder vai cumprir a primeira temporada completa como treinador dos Atlanta Hawks, depois de ter sido contratado em fevereiro. Em mãos terá, sem dúvida, uma potência ofensiva, liderada pelo atirador Trae Young. Se vai ou não conseguir fortalecer o processo defensivo é outra questão.

Os Indiana Pacers vão tentar chegar aos play-offs esta temporada, com aquele que é o seu plantel mais forte em muitos anos. A estrela Tyrese Haliburton está cada vez melhor e, após algumas boas negociações nas trocas, parecem estar em boa posição para alcançar o objetivo.

Já os Toronto Raptors, os Chicago Bulls e os Charlotte Hornets poderão lutar por um lugar no torneio de acesso (play-in), enquanto os Washington Wizards estão significativamente enfraquecidos depois de perderem Bradley Beal e Kristaps Porzingis, o que poderá dificultar as suas hipóteses.

Uma jovem equipa dos Orlando Magic não deve ter grandes hipóteses de entrar na discussão, enquanto os Detroit Pistons, que venceram apenas 17 jogos na época passada, ainda estão em fase de reconstrução.