Antevisão da Conferência Oeste da NBA: Conseguirão os Nuggets ganhar dois anéis seguidos?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antevisão da Conferência Oeste da NBA: Conseguirão os Nuggets ganhar dois anéis seguidos?

O Denver Nuggets ganhou seu primeiro campeonato da NBA na última temporada
O Denver Nuggets ganhou seu primeiro campeonato da NBA na última temporadaProfimedia
A temporada da NBA está cada vez mais próxima e uma grande dúvida persiste na Conferência Oeste: Será que alguém consegue parar o melhor jogador de basquetebol do mundo, Nikola Jokic, e os Denver Nuggets?

Não há como o negar: os Nuggets conquistaram o título da NBA na época passada. Jokic, duas vezes MVP, liderou uma equipa poderosa até à vitória, que bateu os Miami Heat por 4-1 nas finais.

Uma equipa eficiente e implacável, com a probabilidade de ficarem ainda mais confiantes e com mais experiência. é também o caso de Jamal Murray. O base consolidou-se como uma superestrela da NBA com o desempenho nos play-offs e, na segunda temporada após uma cirurgia complicada ao joelho, nada o impede de mostrar ainda mais evolução.

A parceria com Jokic na última temporada foi praticamente impossível de defender. O sérvio é uma força da natureza; um talento assustador que está a redefinir a posição de poste. Dá a impressão de que consegue ganhar jogos à vontade.

No entanto, a equipa vai sentir a falta de Bruce Brown, que assinou contrato com os Indiana Pacers durante a pré-época. Brown foi um jogador fundamental para os Nuggets durante a campanha do título, mas optou por um grande (e merecido) aumento de salário ao transferir-se para o Indiana.

Quem são os seus rivais mais próximos no Oeste? Talvez os Phoenix Suns, abençoados com um talento ofensivo sensacional. Se já tinham Kevin Durant e Devin Booker, acrescentaram ainda Bradley Beal (30) dos Washington Wizards para formar um trio tão bom como qualquer outro na NBA.

Ao longo da época regular, estarão, sem dúvida, no topo da Conferência Oeste, mas serão suficientemente fortes em termos defensivos para chegarem longo nos play-offs? Frank Vogel terá alguns meses para resolver isso.

Os LA Lakers e os Golden State Warriors estão numa luta contra o tempo, mas ainda têm muita qualidade para se candidatarem.

Aos 38 anos, LeBron James está desesperado por mais um anel de campeão e os Lakers melhoraram a equipa com as aquisições de Taurean Prince e Gabe Vincent. Se o grandalhão Anthony Davis conseguir manter-se saudável, terão um dos melhores jogadores da liga, que deve procurar elevar o seu jogo para o nível seguinte.

Os Warriors contrataram Chris Paul para dar apoio a Steph Curry, mas resta saber se vão conseguir lidar com a ausência de Curry quando este não jogar. Vão precisar que Klay Thompson assuma alguma responsabilidade, embora ainda não tenha encontrado a sua melhor forma desde que se lesionou gravamente.

Paul estará ao lado de Curry nesta temporada
Paul estará ao lado de Curry nesta temporadaProfimedia

Os Memphis Grizzlies têm uma equipa muito talentosa, mesmo sem Ja Morant durante 25 jogos devido a publicações polémicas nas redes sociais. Jaren Jackson Jr foi nomeado Jogador Defensivo do Ano da NBA em 2023 e, ao lado de Desmond Bane, Marcus Smart e Derrick Rose, têm certamente qualidade necessária e uma boa mistura entre juventude e experiência. No entanto, os desempenhos nos play-offs do ano passado mostram que ainda precisam de convencer nos momentos de alta pressão.

Os Dallas Mavericks são uma proposta interessante. Depois de um final de época desastroso e de terem falhado o play-in, mexeram-se bem no mercado. Com Luka Doncic e Kyrie Irving, os Mavs têm um dos backcourts mais fortes da Liga, mas defensivamente deixam a desejar.

No entanto, mexeram-se bem na pré-época com as contratações de Grant Williams e o veterano Richaun Holmes, bem como os novatos altamente cotados Dereck Lively Jr e Olivier-Maxence Prosper. Se conseguirem encontrar o equilíbrio defensivo correto em torno de Luka e Kyrie, os Dallas podem tornar-se uma unidade formidável.

A surpresa da época passada, os Sacramento Kings, deverm ter mais um bom ano, com Domantas Sabonis e De'Aaron Fox na linha da frente. Um lugar nos playoffs seria mais um grande feito.

Os Oklahoma City Thunder vão ser muito interessantes. Shai Gilgeous-Alexander é um jogador fenomenal e tornou-se num dos melhores da NBA. Foi recompensado pelo seu desempenho ao ser nomeado para o Melhor Cinco da NBA em 2023.

SGA afirmou-se como um dos melhores da NBA
SGA afirmou-se como um dos melhores da NBAProfimedia

Com Chet Holmgren a regressar de lesão e pronto a assumir o seu lugar na equipa, os Thunder parecem prontos a causar verdadeiros estragos.

Os LA Clippers e os New Orleans Pelicans estão no mesmo barco. As duas equipas podem ser candidatas, mas apenas se as suas estrelas se mantiverem em forma - o que se tem revelado uma tarefa praticamente impossível.

Os Clippers não podem contar apenas com Kawhi Leonard e Paul George, enquanto o mesmo pode ser dito dos Pelicans com Zion WilliamsonBrandon Ingram.

Os Minnesota Timberwolves - liderados por Anthony Edwards, Karl-Anthony Towns e Rudy Gobert - e os Utah Jazz devem disputar as posições no torneio de play-in, enquanto os Houston Rockets esperam que as contratações de Fred VanVleetDillon Brooks os coloquem nessa discussão.

Os San Antonio Spurs serão uma das melhores equipas para ver esta época, devido ao talento geracional e à constituição física excêntrica de Victor Wembanyama, de19 anos, que está pronto para conquistar a NBA. No entanto, é pouco provável que consigam causar qualquer tipo de impacto, uma vez que continuam em reconstrução.

Os Portland Trail Blazers adquiriram o incrivelmente talentoso Scoot Henderson como terceira escolha no draft de 2023, mas depois de perderem Damian Lillard, vão passar por uma época de reconstrução. Não se espera muito deles.