Antevisão NBA: Playoffs sob o microscópio, as previsões editoriais do Flashscore

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antevisão NBA: Playoffs sob o microscópio, as previsões editoriais do Flashscore
Conseguirão LeBron e os Lakers derrotar o bando do Joker?
Conseguirão LeBron e os Lakers derrotar o bando do Joker?Profimedia
A pós-temporada da NBA arranca esta noite com a primeira ronda dos playoffs. Os favoritos são muitas vezes identificados, mas as lesões podem muito bem baralhar as cartas e causar sobressaltos. Vamos dar uma olhadela.

Conferência Este

Boston Celtics-Miami Heat

A NBA vai ter finalmente um dos seus grandes clássicos recentes, já que este é confronto é uma repetição de três das últimas quatro finais da Conferência. Mas, desta vez, o duelo parece terrivelmente desequilibrado. Boston dominou a época regular, com um big five letal, um pequeno contributo de Neemias Queta e um domínio desconcertante do jogo. Pior ainda, Jimmy Butler, o homem da pós-temporada dos Heat nos últimos tempos, não deve jogar. Há ainda a gloriosa incerteza do desporto e a memória do confronto no ano passado, vencido pelos Miami na negra. Ainda assim, é difícil acontecer alguma surpresa.

Temporada regular: 3-0 a favor Boston. Lembramo-nos sobretudo do segundo jogo, quando os C's fizeram 143 pontos à famosa defesa dos Heat, disparando 55% de três pontos. É pouco provável que estes números se repitam, mas são a prova do poder de fogo da melhor equipa da época regular.

Previsão: Celtics 4-1 Heat

New York Knicks-Philadelphia 76ers

Um duelo terrivelmente difícil de avaliar. No papel, os New York têm um plantel maior, uma época regular melhor e, logicamente, deveriam ser os favoritos. O certo, no entanto, é que Philadelphia tem o melhor jogador da série em Joel Embiid. No entanto, como a condição física do MVP de 2023 continua a ser questionável, é difícil apostar nos 76ers. Especialmente porque o seu registo recente nos playoffs não é tranquilizador.

Temporada regular: Os Knicks venceram por 3-1, mas a vitória dos 76ers por 79-73 foi inimaginável na NBA atual. O que sugere que a defesa será fundamental.

Previsão: New York Knicks 4-3 Philadelphia 76ers

Milwaukee Bucks-Indiana Pacers

O destino desta série pode muito bem ter ficado decidido na última semana da época regular, quando Giannis Antetokounmpo se lesionou. Os Bucks já não estavam a ter uma grande época, especialmente desde o surpreendente despedimento de Adrian Griffin e a chegada de Doc Rivers, mas aqui estão eles nos play-offs sem o seu melhor jogador, que pode falhar toda a série. Esta é uma dádiva para os Pacers, uma das equipas surpresa da época, mas com Tyrese Haliburton em dificuldades desde o All-Star Break, serão capazes de aproveitar a oportunidade?

Época regular: 5 encontros, incluindo o Torneio In-Season. 4-1 para os Pacers, com Greek Freak a ter de marcar 64 pontos, o máximo da sua carreira, para dar um triunfo aos Bucks. Em todas as ocasiões, nenhuma das equipas somou abaixo de 113 pontos.

Previsão: Bucks 2-4 Pacers

Cavaliers-Magic

Os play-offs arrancam este sábado à tarde (18:30) com o jogo mais equilibrado em teoria. Mas a dinâmica das duas equipas é bizarra, e os Cavs terminaram a época com uma derrota com os Hornets de forma a que ficassem emparelhados com este adversário... Veremos se essa estratégia foi a correta.

Os Magic não têm experiência nestes andanças, mas podem ganhar um grande impulso com a qualificação, uma vez que a sua defesa pode claramente ser decisiva.

Fase regular: 2-2. No primeiro encontro, Paolo Banchero bateu o seu recorde de carreira com 42 pontos, mas os Magic acertaram uns abismais 2/23 de três pontos. Orlando corrigiu isso no último encontro, em fevereiro, acertando 14/25 de trás do arco. Os lançamentos de longa distância podem ser a chave nesta série.

Previsão: Cavs 4-2 Magic

Conferência Oeste

Oklahoma City Thunder-New Orleans Pelicans

A verdadeira surpresa da temporada, OKC conseguiu terminar em primeiro lugar na Conferência Oeste, um verdadeiro feito. Mas será isso suficiente para os desmoralizar nos play-offs? 

É sempre possível e já aconteceu antes, por isso, contra os Pelicans, que não têm absolutamente nada a perder, há uma possibilidade. No entanto, a situação de Zion Williamson, sem o qual estes últimos jogaram - e ganharam - o último jogo dos playin, continua incerta, e New Orleans não vai subir de rendimento sem o seu fenómeno numa série de sete jogos.

Na época regular: 2-1 Thunder. E se não fossem os péssimos 20% de aproveitamento de três pontos, provavelmente os OKC também teria vencido o terceiro jogo. No entanto, fica provado que esta equipa não é invencível, mas em termos de ascendência psicológica, os Thunder vão lembrar-se de derrotar os Pels no playin da época passada, e chegam com a equipa na máxima força.

Previsão: Thunder 4-2 Pelicans

Denver Nuggets-Los Angeles Lakers

É a hora da vingança, já que Denver varreu os californianos na final da conferência da temporada passada antes de chegar ao título. A caminho do back-to-back (bicampeonato), os Nuggets fizeram uma época regular tranquila, terminando em 2.º lugar, enquanto os Lakers tiveram claramente dificuldades, ainda que o final da época tenha sido de muito boa qualidade, como foi o playin contra os Pels. No entanto, a ascendência psicológica de Nikola Jokic e companhia é inegável, por uma simples razão.

Na época regular: 3-0 para os Nuggets. Em termos mais gerais, Denver venceu 8 jogos consecutivos neste confronto, pelo que tem vantagem. É claro que a dupla LeBron e AD continua a ser uma arma importante, mas isso não parece ser suficiente contra a equipa muito bem trabalhada de Colorado, que deve estar imparável no seu jogo de estreia.

Previsão: Nuggets 4 - 1 Lakers

Timberwolves-Suns

Este pode ser o jogo mais importante da primeira ronda de ambas as conferências. A magnífica época regular de Minnesota deu-lhes um cálice envenenado nos play-offs. Apesar de tudo, os jogadores de Chris Finch estão em alta, mas a sua defesa terá de se manter no topo se quiserem seguir em frente. Os Phoenix não brilharam muito, terminando em 6.º lugar na temporada regular, mas Kevin Durant e Devin Booker são bons o suficiente para levá-los em frente. No entanto, é a defesa dos Suns que poderá ser a chave da série.

Na época regular: 3-0 para os Suns, com uma vantagem média de quase 16 pontos. Surpreendente, tendo em conta a época das duas equipas. Mesmo quando os Wolves conseguiram manter Phoenix abaixo dos 100 pontos, isso custou-lhes caro no ataque. Uma vantagem psicológica que poderá ter muito peso, mesmo que os Minnesota, liderados por Anthony Edwards - que tem uma média de 14,3 pontos contra os Suns esta época - diga o contrário.

Previsão: Timberwolves 2 - 4 Suns

Los Angeles Clippers-Dallas Mavericks

Também aqui, o destino da série deverá ser decidido nos bastidores. O melhor jogador dos Clippers esta temporada, Kawhi Leonard, não fez os últimos 8 jogos da temporada regular e parece que vai perder pelo menos o primeiro jogo no domingo. Isso pode ser uma boa notícia para os Dallas, que também tem o melhor jogador da série. Luka Doncic está pronto para mais um playoff de qualidade, e é difícil ver os Clippers a aguentarem-se sem o seu melhor jogador e defesa. Ainda assim, a profundidade do banco dos homens de Tyronn Lue, é um dos poucos trunfos na manga.

Temporada regular: 2-1 Clippers. Mais uma vez, a defesa está no centro do debate, já que os Mavs marcaram 144 pontos no seu triunfo. Mas o mais importante é que as duas equipas não se encontraram em 2024, e os Dallas terminaram com um registo de 16-4 nos últimos 20 jogos (tendo perdido os dois últimos), em comparação com 10-10 para LA.

Previsão: Clippers 2 - 4 Mavericks