Mais

Atenções viradas para Wembanyama, que deve ser a primeira escolha do draft da NBA

Victor Wembanyama em ação pelo Metropolitans 92
Victor Wembanyama em ação pelo Metropolitans 92Reuters
Quando se trata do Draft da NBA de 2023, a decorrer esta madrugada, há Victor Wembanyama e o resto...

Wembanyama é considerado um slam dunk para ser a primeira escolha no draft da NBA, desta quinta-feira, que pertence aos San Antonio Spurs, numa mexida que pode restaurar a cultura vencedora do franchise. 

É que o fenómeno do basquetebol francês tem um talento capaz de mudar rapidamente a trajetória de uma franquia. Wembanyama é o candidato mais esperado e badalado do draft da NBA desde LeBron James, o maior pontuador de todos os tempos da liga, em 2003.

Wembanyama possui uma combinação única de tamanho, capacidade atlética e talento geral que fará dele um pesadelo para as equipas adversárias na NBA, onde poderá um dia ser considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos.

"Wembanyama é único. Nunca vi nada como ele num campo de basquetebol", disse Jay Bilas, analista de basquetebol da ESPN, numa conferência telefónica.

"Com 2,19m de altura e uma envergadura de 2,4m, com fluidez, atletismo e mobilidade, não consigo imaginar uma combinação como essa num campo de basquetebol", vincou.

Os San Antonio já escolheram a primeira do draft por duas ocasiões, seleccionando os futuros membros do Hall of Fame do Basquetebol David Robinson, em 1987, e Tim Duncan, em 1997,. A dupla levou os Spurs a dois títulos da NBA, enquanto Duncan ganhou outros três com a equipa.

Para os Spurs, a oportunidade de escolher Wembanyama não poderia ter vindo em melhor altura, uma vez que falharam os playoffs em cada uma das últimas quatro épocas da NBA e não passam da ronda inaugural desde 2017.

Embora os Spurs, que têm o direito de escolher o primeiro jogador depois de ganharem a lotaria do draft no mês passado, não tenham anunciado publicamente quem vão selecionar, os seus adeptos já estão a planear a chegada de Wembanyama.

De acordo com os relatórios, os San Antonio registaram um aumento nas vendas de bilhetes para a época, assim como um aumento de 10 vezes mais tráfego na Internet e nos downloads da aplicação Spurs desde esses resultados.

O termo "unicórnio" tem sido usado há anos na NBA para descrever os raros jogadores que têm o tamanho necessário para dominar como postes e também o drible, o passe, o lançamento e a velocidade que se assemelham a um base ou extremo.

Mas LeBron James, tetracampeão da NBA, achou o termo usado de forma demasiado vaga e escolheu outra direção para descrever Wembanyama, que é uma das melhores promessas vistas pelos olheiros.

"Toda a gente tem sido um unicórnio nos últimos anos, mas (Wembanyama) é mais como um extraterrestre", disse James em outubro passado. "Nunca ninguém viu alguém tão alto, mas ao mesmo tempo tão fluido e gracioso na quadra como ele", apontou.

Wembanyama vem de uma campanha sólida ao serviço dos Metropolitans 92, uma equipa profissional da Liga francesa, onde teve uma média de 21,6 pontos e 10,4 ressaltos por jogo e ganhou vários prémios, incluindo o de melhor jogador.

"O que torna este draft diferente é a presença de Victor Wembanyama. Não vejo um draft como esta desde o meu primeiro, quando LeBron foi escolhido", afirmou Bilas.

"Wembanyama foi construído para o jogo moderno. Nunca vimos nada como ele", acrescentou.

Os Charlotte Hornets têm a segunda escolha, enquanto os Portland Trail Blazers têm a palavra logo a seguir.

Haverá 58 escolhas em duas rondas no draft da NBA de 2023, em vez das 60 habituais, porque Philadelphia e Chicago perderam uma escolha da segunda ronda a devido à violação das regras que regem as negociações da free agency.