Heat vencem os Boston no jogo 7 e avançam para as finais da NBA (84-103)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Heat vencem os Boston no jogo 7 e avançam para as finais da NBA (84-103)
Miami enfrenta os Denver na luta pelo anel
Miami enfrenta os Denver na luta pelo anelAFP
Salvando-se de uma humilhação histórica, o Miami venceu os Celtics por 103-84 na segunda-feira no último jogo de uma série de playoffs de roer as unhas e vai desafiar os Denver Nuggets por um anel.

Recorde as incidências da partida

A equipa de Jimmy Butler (28 pontos) fez uma exibição de caráter no TD Garden, em Boston, para conquistar a final da Conferência Leste por 4-3 no total.

Os Celtics, que tinham vencido os três jogos anteriores, ficaram a um jogo da sua segunda final consecutiva e de tornarem-se na primeira equipa da história a recuperar de uma desvantagem de 3-0 nos playoffs.

Liderados por Butler e pelo defesa Caleb Martin (26 pontos), a revelação desta série, os Miami superaram a pressão dos 20.000 adeptos presentes no TD Garden e recuperaram em grande escala da derrota de quinta-feira em casa, com um cesto de Derrick White no último segundo.

"Mantivemo-nos unidos como grupo e como equipa", disse Butler sobre a forma como a sua equipa viveu as últimas 48 horas.

"Estamos entusiasmados, mas ainda nos faltam quatro vitórias" para conquistar o anel, disse o veterano ao receber o troféu de MVP dos playoffs.

Heat enfrentam os Nuggets
Heat enfrentam os NuggetsFlashscore

Os Heat controlaram o jogo do princípio ao fim e evitaram tornar-se a primeira de 150 equipas a ser eliminada com uma vantagem de 3-0 nos playoffs.

Depois do Knicks de 1999, os comandados de Erik Spoelstra são a segunda franquia a chegar às finais na fase de playoffs que começou com a oitava seed.

Os Boston foram prejudicados por uma lesão no tornozelo sofrida na primeira jogada do jogo pelo astro Jayson Tatum, que continuou a jogar com limitações físicas e terminou com 14 pontos e 11 ressaltos.

Jaylen Brown, marcou 19 pontos, mas teve 8/23 ressaltos e oito turnovers, e foi um reflexo do desastre fatal dos Celtics a partir da linha exterior, fazendo apenas nove lançamentos de três pontos em 42 tentativas (21,4%).

Os Miami não se intimidaram com o ímpeto dos Boston e com a panela de pressão no TD Garden e vingaram-se da derrota no jogo 7 do ano passado também nesta ronda.

A partir de quinta-feira, os Heat vão disputar a sua sétima final contra os Nuggets, os primeiros classificados do Oeste, em busca do seu quarto título, depois de 2006, 2012 e 2013.

Lesão de Tatum

Como se este confronto das finais ainda pudesse ser mais dramático, os Celtics ficaram com o coração apertado logo na primeira jogada, quando Tatum torceu o tornozelo esquerdo ao atirar por baixo do cesto.

O jogador, herói da vitória no jogo 7 da ronda passada sobre os Sixers com 51 pontos, permaneceu em campo até receber tratamento no primeiro desconto de tempo.

Os nervos levaram a melhor sobre os Celtics num primeiro quarto em que marcaram apenas 15 pontos contra 22 de Miami e falharam todas as 10 tentativas de três pontos.

Os Heat aproveitaram o momento e aceleraram para uma vantagem de 17 pontos (38-21) em jogadas desmoralizadoras, como um roubo de bola de Tatum pelo reserva Haywood Highsmith.

A estrela dos Celtics, que tinha feito apenas um lançamento nos primeiros 17 minutos de jogo, estava a tremer quando marcou num contra-ataque, mas começou a assumir maior responsabilidade ofensiva numa investida dos Celtics que Butler parou com frieza, marcando um cesto de três pontos e roubando a bola seguinte.

Heat eliminam Boston
Heat eliminam BostonFlashscore

O Miami foi para o intervalo a controlar o jogo (52-41), graças aos seus 50% de lançamentos de três pontos (8/16) contra os 19% (4/21) da equipa da casa.

De regresso dos balneários, Derrick White voltou a vestir o fato de herói dos Celtics com 11 pontos quase consecutivos para reduzir a diferença para sete pontos (66-59).

Mas Caleb Martin, um dos jogadores de Miami que nunca foi recrutado, voltou a assumir a responsabilidade sob o olhar atento do lendário Pat Riley.

O atirador começou esta série como reserva e terminou-a como um jogador-chave para os Heat, com uma média de 19 pontos por noite.

Com o apoio de Butler, Martin fez explodir o aro para os Celtics, que já não conseguiam encontrar uma forma de responder ofensivamente e permitiram que o seu rival escapasse para assumir uma vantagem de 23 pontos (96-73) a menos de seis minutos do fim, para frustração dos adeptos de Boston.