James Harden marca 45 pontos no triunfo dos Sixers sobre os Celtics

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
James Harden marca 45 pontos no triunfo dos Sixers sobre os Celtics
James Harden, com 45 pontos, foi o destaque dos Philadelphia 76ers
James Harden, com 45 pontos, foi o destaque dos Philadelphia 76ers
AFP
James Harden marcou 45 pontos e os Philadelphia 76ers surpreenderam os Boston Celtics nos play-offs da NBA, esta segunda-feira, antes de Nikola Jokic e os Denver Nuggets reforçarem a liderança da série (2-0) diante dos Phoenix Suns.

Num duelo emocionante em Boston, Harden teve um desempenho vintage - incluindo um lançamento decisivo de três pontos a 8,4 segundos do fim - para deixar o TD Garden em silêncio, atordoado, numa altura em que os Sixers garantiam a vitória por 119-115 no primeiro jogo.

O triunfo do franchise de Philadelphia foi alcançado sem o seu melhor jogador, o talismã Joel Embiid, que ficou a assistir do banco depois de não ter conseguido recuperar de uma lesão no joelho.

"Somos uma equipa resiliente", vincou Harden. "Mesmo sem o Joel, temos a confiança necessária para vir aqui e ganhar jogos. Temos feito isso durante todo o ano, isto foi bom para nós".

Os pontos de Harden resultaram da conversão de 17 em 30 tentativas, incluindo sete de três pontos.

"Ele foi fantástico", sublinhou Doc Rivers, treinador dos Sixers. "Manteve a calma, soube quando atacar, soube quando largar", acrescentou.

Tyrese Maxey deu apoio ofensivo com 26 pontos, enquanto Tobias Harris somou 18 e De'Anthony Melton 17.

Os Celtics foram guiados pelos 39 pontos de Jayson Tatum, enquanto Jaylen Brown contribuiu com 23 pontos e Malcolm Brogdon com 20.

A formação de Boston explorou a ausência de Embiid para marcar livremente no espaço e chegou a uma vantagem de 12 pontos no segundo quarto.

Mas os pontos de Harden e Maxey garantiram que os Sixers se mantivessem próximos na reta final, com apenas alguns pontos a separar as duas equipas nos minutos decisivos.

Um passe falhado de Brogdon, a 32 segundos do fim, deu a Maxey um a oportunidade para um layup fácil que colocou os de Philadelphia a vencer por 114-113, antes de Tatum marcar dois lances livres para dar aos de Boston uma vantagem de 115-114.

Com o tempo a esgotar-se, Harden avançou pelo campo, com calma, antes de assegurar, sem hesitação, um sublime lançamento de três pontos a 25 metros de distância para dar a Philadelphia uma vantagem de 117-115 a poucos segundos do fim.

No final, Rivers apontou que o triplo de Harden foi uma refutação aos críticos que há muito tempo acusam o jogador de 33 anos, ex-MVP da NBA, de ceder sob pressão.

"Acho que ele teve a mentalidade perfeita esta noite. Estou muito feliz por ele, porque isso mostra o que ele pode fazer. É espantoso. Ele é um Hall-of-Famer e tudo o que se ouve são as outras coisas sobre ele. Ele é fantástico", elogiou.

O segundo jogo da série tem lugar em Boston, esta quarta-feira.

Suns eclipsados

No outro jogo do play-off, Jokic, duas vezes MVP da NBA, terminou com 39 pontos, numa noite em que os Denver Nuggets conseguiram uma recuperação no quarto período para eclipsarem os Phoenix Suns por 97-87 e ganharem uma vantagem de 2-0 na série.

Devin Booker terminou com 35 pontos pelos de Phoenix, enquanto Kevin Durant somou 24. Contudo, os Suns não conseguiram responder enquanto os Nuggets se afastavam no marcador, alcançando um parcial de 27-14 no quarto período.

Os 39 pontos de Jokic incluíram 26 após o intervalo, com a equipa de Denver a assumir o controlo de um encontro com baixa pontuação, durante o qual os Suns chegaram a liderar por oito no terceiro quarto.

Kentavious Caldwell-Pope fez uma aparição crucial para os de Denver, com uma série de triplos no quarto período, ajudando a tirar o jogo a Phoenix à medida em que o tempo ia passando.

A noite sombria para os Suns foi agravada por uma lesão do veterano Chris Paul, que saiu a coxear para os balneários perto do final do terceiro período, depois de parecer ter magoado a virilha.

"Nenhuma das equipas lançou bem, foi um jogo com poucos pontos, foi duro e difícil. Mas ganhámos o jogo e isso é o mais importante", disse Jokic.

A vitória chegou na antecâmara da decisão sobre o MVP da temporada regular da NBA. Esta terça-feira, Jokic descobrirá se ganhou o prémio pelo terceiro ano consecutivo. O técnico dos Nuggets, Michael Malone, destacou o excelente desempenho do jogador.

"Nikola é MVP por alguma razão. Ele pode assumir o controlo de um jogo. Consegue vencer-te de muitas maneiras. Adoro quando Nikola Jokic é agressivo", disse Malone.

Ainda assim, o treinador assegurou que o basquetebolista está apenas concentrado em acabar com a espera dos Nuggets por um primeiro campeonato da NBA. "Sei o que motiva Nikola Jokic, eu próprio e o resto dos rapazes naquele balneário. E não é o MVP", revelou.

"Se ele o ganhar, vamos festejar e ficar muito felizes por ele, porque é um grande feito, três anos seguidos. E se ele não ganhar, vou dar-lhe um abraço porque, aos meus olhos, ele continua a ser o MVP", finalizou.

A série regressa agora ao Arizona para o terceiro jogo, na sexta-feira.