Bucks, Nuggets ou Celtics? Quem são os principais candidatos ao título da NBA?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bucks, Nuggets ou Celtics? Quem são os principais candidatos ao título da NBA?
Os Golden State Warriors são os campeões em título
Os Golden State Warriors são os campeões em título
Profimedia
A poucas semanas do fim da época regular da NBA, os principais candidatos ao troféu Larry O'Brien estão cada vez mais definidos. O Milwaukee Bucks e o Denver Nuggets lideram as Conferências e são dois conjuntos que aspiram de forma legítima a chegar às finais da NBA.

Os Golden State Warriors são os actuais campeões da NBA, mas tiveram uma época complicada e o quinto lugar na Conferência Oeste da NBA descreve uma época aquém das expectativas. Ainda não garantiram um lugar nos playoffs, pelo que o seu objectivo será aguentar a pressão de Minnesota Timberwolves e Los Angeles Lakers para evitar o torneio play-in, que se realiza entre 11 e 14 de Abril.

Nove equipas já se qualificaram para os playoffs, incluindo os Bucks, Nuggets, Philadelphia 76ers e Boston Celtics. Mas qual é a probabilidade de se tornarem campeões da NBA, e quem mais vai querer ter hipóteses de assegurar um anel?

(Todas as estatísticas estão correctas a partir de 5 de Abril).

Os favoritos

Milwaukee Bucks (57 vitórias -22 derrotas) (1.º - Este)

Giannis é a estrela dos Bucks
AFP

Atualmente em primeiro lugar na Conferência Este, os Bucks estão de olhos postos no seu terceiro título da NBA, que seria o segundo em três anos.

Liderados por aquele que é, provavelmente pelo melhor jogador da NBA atualmente, Giannis Antentonkompou, os jogadores de Milwaukee podem ter expectativas altas. O grego tem uma média de 31,1 pontos por jogo nesta época, assim como 11,8 ressaltos por jogo. A sua equipa tem também a segunda melhor classificação defensiva da liga, atrás dos Cleveland Cavaliers.

Jrue Holiday e Brook Lopez também estão a ter grandes temporadas, e outro impulso para os Bucks foi o ressurgimento de Khris Middleton, depois de uma época de lesões, os 34 pontos contra os Pistons, a 28 de Março, foram um ponto alto da época.

Denver Nuggets (52-27) (1.º - Oeste)

Jokic procura assegurar o seu terceiro MVP consecutivo
Reuters

Os Nuggets nunca ganharam um campeonato da NBA, nem chegaram às finais da NBA, mas continuam a ser um dos favoritos para finalmente matar o borrego este ano. E não têm desculpas. Têm de cumprir.

Em Nikola Jokic, Denver tem o homem que ganhou os dois últimos prémios MVP e é um dos favoritos a levar para casa a distinção este ano, o que faria dele o quarto a conseguir três prémios de melhor jogador da fase regular. Bill Russell, Wilt Chamberlain, e Larry Bird são os outros que constam dessa lista.

O sérvio está com uma média de quase um triplo nesta época (24,9 pontos, 11,9 ressaltos, 9,9 assistências), o que é simplesmente absurdo. É um dos postes mais criativos de todos os tempos a viver a melhor fase da carreira. No entanto, tem de dar o passo seguinte, e guiar a equipa para as finais.

Os Nuggets também precisarão de Michael Porter Jr e Jamal Murray no seu melhor desempenho nos play-off, e as suas exibições contra os Golden State Warriors sem Jokic no dia 3 de abril serão um impulso.

Boston Celtics (54-25) (2.º - Este)

Tatum está com uma média de mais de 30 pontos por jogo
Profimedia

Depois da derrota na final do ano passado frente aos Warriors, os Celtics conseguiram crescer esta época e apresentar uma equipa brilhante que tem tudo para dar o passo em frente em conquistar o título

A dupla dinâmica de Jayson TatumJaylen Brown atingiu patamares impressionantes esta época, e como equipa, estão a jogar o melhor basquetebol de há alguns anos para cá. Tatum tem o maior número de pontos na NBA (2205) e está com uma média de 30,2 pontos por jogo.

Têm uma rotação profunda e parece que qualquer outra coisa para além de ganhar as finais será uma grande desilusão. Sem pressão.

Philadelphia 76ers (52-27) (3.º - Este)

Embiid liderar os Sixers
AFP

Os 76ers não chegam a uma final de conferência desde 2001, mas chegaram aos play-off quatro vezes nos últimos cinco anos. Com Joel Embiid ao lado de James Harden parece legítima a ambição de pensar em discutir o título do Este.

Embiid é o favorito para ganhar o prémio MVP este ano, com exibições espantosas, sobretudo no que toca a marcar pontos. Está a liderar as estatísticas ofensivas à frente de qualquer um com 33,3 pontos por jogo, sendo também o sétimo melhor da liga no departamento dos ressaltos (10,2). Os 52 pontos contra os Boston Celtics, a 5 de abril, podem ter-lhe valido MVP.

Harden tem sido uma força criativa, com uma média de 10,8 assistências, mais do que qualquer outro na liga.

Talvez não sejam tão grandes favoritos como os três anteriormente mencionados, mas merecem ser colocados na mesma conversa que eles. Eles vão querer progredir significativamente mais do que o fizeram nos últimos anos.

Outsiders

Phoenix Suns (44-35) (4.º - Oeste)

Durant é a superestrela de Phoenix
Profimedia

Em termos simples - a aquisição de Kevin Durant fez dos Phoenix Suns uma equipa realmente formidável. Ninguém vai querer jogar no Arizona durante os play-off

KD tem mostrado a sua qualidade inigualável apenas em esporas desde que se mudou para Phoenix, e só uma lesão no tornozelo que sofreu logo após a mudança o impediu de mostar algo mais nos Suns. Contudo, está de volta, e marcou 83 pontos nos últimos três jogos.

Devin Bookeré outro marcador mortífero. Em termos ofensivos são uma das melhores equipas da liga, só pelas individualidades e a isso juntam a sétima melhor classificação defensiva,

Golden State Warriors (42-38) (5.º - Oeste)

Curry sofreu com lesões esta época
AFP

São uma das incógnitas. Depois de uma época em que venceram o título, as exibições têm sido irregulares, mas olhando estritamente para o nível individual, têm qualidade para vencer novamente o título.

Andrew Wiggins está decidido a regressar à equipa pouco depois de ter perdido 21 jogos devido a um problema familiar. O seu regresso será uma importante ajuda.

Stephen Curry teve uma temporada marcada lesões, mas continua a ter uma média de 29,5 pontos, o terceiro melhor da sua carreira. Isto apenas mostra a genialidade do jogador e com a habilidade de Klay Thompson da linha dos três pontos, é simplesmente impossível excluir os Warriors

Memphis Grizzlies (50-29) (2.º - Oeste)

Apesar das suas questões extrajudiciais, Morant é uma superestrela
Reuters

Os Grizzlies são uma equipa muito talentosa, e apesar das questões extrajudiciais que rodearam Ja Morant, não há dúvida de que ele é uma superestrela e vai querer levar a sua equipa às finais da Conferência pela primeira vez em 10 anos.

Morant tem uma média de 26,4 pontos, a que junta 8,1 assistências, com uma capacidade atlética que o torna um dos jogadores mais excitantes de observar.

A vantagem caseira nos play-off será importante, pelo que, desde que mantenham todos em forma, poderão causar muitos danos.

MENÇÃO ESPECIAL

Los Angeles Lakers (41-38) (6.º - Oeste)

LeBron tornou-se o melhor marcador de todos os tempos da NBA
Profimedia

É muito provável que os Lakers não vençam as finais da NBA este ano, mas é simplesmente impossível excluí-los. Todos vão querer evitá-los nos play.off. Há tanta classe nessa equipa.

Começaram a época muito mal, mas conseguiram recuperar de forma impressionante, mesmo com LeBron James lesionado. Isso deve-se em grande parte ao regresso de Anthony Davis.

Davis tem sido monstruoso para Los Angeles, com uma média de 26,5 pontos e 12,4 ressaltos. Ele é o primeiro Laker a atingir uma média de 25/10 numa temporada desde Shaquille O'Neal. Se ele conseguir manter-se em forma, têm todo o potencial para criar dificuldades a muitas equipas.