Recorde as incidências da partida
Os Lakers conseguiram a sétima seed e avançaram para os playoffs da Conferência Oeste, onde vão defrontar os Memphis Grizzlies, segundo cabeça de série, a partir de domingo domingo. Os Timberwolves terão uma segunda oportunidade quando enfrentarem New Orleans Pelicans ou Oklahoma City Thunder na sexta-feira, onde a oitava seed da Conferência Oeste será decidida.
"É disto que trata o nosso desporto, chegar a abril e ter uma oportunidade de jogar os playoffs", disse James, de 38 anos, após a vitória. "Temos sido testados durante todo o ano e desde a paragem do All-Star temos jogado um bom basquetebol".
Um quarto quarto de nervosismo viu os Lakers a lutar depois de uma desvantagem de 10 pontos, colocando-se à beira da vitória depois de James ter engendrado um triplo para o internacional alemão Dennis Schroder colocar a equipa de Los Angeles na frente (98-95) a apenas 1,4 segundos do fim.
Mas enquanto a multidão da casa se preparava para celebrar, Anthony Davis foi chamado a fazer uma falta precipitada a Mike Conley enquanto o veterano dos Timberwolves tentava uma jogada desesperada de três pontos. O esforço de Conley falhou, mas conseguiu ter os três lançamentos e forçar o prolongamento.
No entanto, os Lakers reagruparam-se no prolongamento com uma série de pontos, os três pontos de Rui Hachimura e um layup de Schroder a colocar a formação de Los Angeles com cinco pontos de vantagem (103-98). Os Lakers mantiveram-se na frente e após uma tentativa falhada de três pontos por parte de Taurean Prince, que podia ter empatado para os Minnesota Timberwolves, os anfitriões fecharam a vitória.
Hawks avançam
No outro jogo de terça-feira, Trae Young marcou 25 pontos quando os Atlanta Hawks marcaram o seu lugar nos playoffs da Conferência Este com uma vitória (116-105) sobre os Miami Heat. O banco da equipa de Atlanta somou 53 pontos e silenciou a multidão de Miami, colocando os Hawks nos playoffs, onde vão começar por defrontar os Boston Celtics.
A equipa de Miami vai agora enfrentar o vencedor do jogo de quarta-feira entre Toronto Raptors e Chicago Bulls para determinar a oitava e última seed da Conferência do Este.
"Trouxemos-lhes físico", disse Young após a vitória. "Eles são conhecidos por serem uma equipa muito física e por tentarem intimidar muitas equipas na ponta defensiva. E se não corresponderem em termos físicos, podem ser derrotados. Hoje à noite penso que igualámos em termos físico e isso viu-se".
Recorde as incidências da partida
Young liderou um soberbo esforço ofensivo da equipa de Atlanta, que viu sete jogadores terminarem nos dois dígitos. Dejounte Murray somou 18 pontos, enquanto Saddiq Bey somou 17.
Os Atlanta dominaram o jogo depois de uma exibição dominante na primeira parte, ultrapassando uma formação preguiçosa de Miami nas duas extremidades do campo para abrir rapidamente uma vantagem de dois dígitos. Os Hawks alcançaram os nove pontos de vantagem no final do primeiro quarto (36-27) e depois aceleraram no segundo para liderar por 24 pontos (63-39).
Apenas um parcial de 11-0 a fechar a primeira parte - Kyle Lowry marcou 19 pontos no primeiro tempo - manteve o marcador equilibrado, mas os homens de Atlanta, ainda assim, chegaram ao intervalo com uma forte vantagem de 65-50.
Young liderou o placar dos Atlanta Hawks no primeiro tempo com 13 pontos e seis assistências, incluindo um passe soberbo de costas, no segundo quarto, para um triplo de Bey. Clint Capela também fez uma enorme prestação defensiva para os Atlanta, fazendo 21 ressaltos e dois blocos cruciais no primeiro tempo para impedir a ofensiva de Miami.
Miami recuperou no início da segunda parte com um parcial de 13-4 e reduziu para cinco pontos no terceiro quarto, mas a formação de Atlanta conseguiu sempre elevar o jogo em momentos chave e alcançar a vitória.