Miami Heat seguem os passos dos Knicks de 1999 com Jimmy Butler ao leme

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Miami Heat seguem os passos dos Knicks de 1999 com Jimmy Butler ao leme
Jimmy Butler bloqueia RJ Barrett durante o jogo entre Heat e Knicks
Jimmy Butler bloqueia RJ Barrett durante o jogo entre Heat e KnicksGetty Images via AFP
Os Miami Heat derrotaram os New York Knicks por 109-101 e chegaram à vantagem de 3-1 nas meias-finais do Este. Agora, a equipa vai tentar um feito que só a franquia conseguiu em 1999, chegar às finais da NBA depois de terminar em oitavo lugar na fase regular.

Para enfrentar este desafio, a equipa treinada por Eric Spoelstra vai contar, como tem feito desde o início dos playoffs, com a sua estrela, Jimmy Butler. O texano atingiu novos patamares no pós-temporada e lidera uma equipa que provou ser uma força a ter em conta quando vem de trás.

O 22 dos Heat tem uma média de 34,4 pontos por noite nos sete jogos que disputou desde a conclusão da época regular. Ele também soma 6,4 ressaltos e 4,4 assistências. Para além disso, a sua percentagem de acerto de três pontos passou de 35% para 40%. É mais um sinal de que é um dos jogadores mais decisivos da Liga.

Em 2020, durante a bolha da Disney World, conseguiram forçar o Jogo 6 das Finais contra os Los Angeles Lakers, graças a atuações memoráveis do antigo atleta do Universidad de Marquette. Infelizmente, não conseguiram tornar-se a primeira equipa a ganhar o anel depois de terem ficado em quinto lugar.

Agora o desafio é muito maior. Na primeira ronda eliminaram os Milwaukee Bucks, líderes da Conferência Este, por 4-1. Nessa série, Butler estabeleceu o recorde de pontuação da carreira nos Playoffs, com 56 pontos, e marcou 42 noutro jogo para afastar uma das equipas mais temíveis da NBA.

O impossível

A vitória contra os campeões de 2021 faz com que os adeptos do 305 sonhem com um feito inédito: ganhar o título depois de terminarem em oitavo lugar na temporada regular. Para chegar a esse ponto, é preciso primeiro chegar às finais, algo que só os Knicks de 1999 conseguiram fazer.

Essa equipa liderada por Jeff Van Gundy fez uma campanha heróica, eliminando os Miami Heat na primeira ronda. Depois, varreu os Atlanta Hawks e os Indiana Pacers em seis jogos, numa série inesquecível em que superou a rutura do tendão de Aquiles de Pat Ewing.

Foi a última vez que a equipa da Big Apple chegou ao jogo do título da NBA e, este ano, parece que os Heat vão ser os seus algozes, na tentativa de repetir o feito de há 24 anos. Para isso, será fundamental que Jimmy Butler continue a dar o seu melhor.