Walker surpreende no triunfo dos Lakers, Butler deixa os Heat perto da final da Conferência

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Walker surpreende no triunfo dos Lakers, Butler deixa os Heat perto da final da Conferência
LeBron abraça Walker depois da vitória dos Lakers
LeBron abraça Walker depois da vitória dos Lakers
Profimedia
Nome pouco sonante, Lonnie Walker liderou a recuperação dos Los Angeles Lakers no quarto período e foi fundamental para o triunfo da equipa diante dos Golden State Warriors, que esta segunda-feira deixou os campeões da NBA à beira da eliminação dos play-offs.

Walker marcou 15 pontos no quarto período e os Lakers conseguiram uma vitória dramática por 104-101, colocando-os a um triunfo de conquistar a série à melhor de sete jogos na segunda fase dos play-offs da Conferência Oeste.

O basquetebolista de 24 anoss, que tem lutado para se afirmar desde que se juntou aos franchise de Los Angeles com um contrato de um ano, no ano passado, depois de ter enfrentado uma série de lesões, foi cercado por LeBron James e outros companheiros de equipa após a vitória.

James, que registou 27 pontos, disse que tinha insistido com Walker antes do jogo para que estivesse pronto para ajudar.

"Tenho-lhe dito: "Lonnie, fica pronto. Vamos precisar de ti a qualquer momento"", revelou o astro norte-americano.

"Para ele, ser tão jovem como é, ter aquele profissionalismo, sair e ficar pronto quando o seu número foi chamado... Não teríamos ganho este jogo sem Lonnie Walker esta noite, isso é certo".

Walker disse que estava preparado para dar o seu contributo.

"Significa muito para mim, a sério", disse Walker.

"Foi-me dada a oportunidade de jogar. Noite sim, noite não, tenho ido ao ginásio, toda a gente me tem dito para estar preparado. O Bron, o treinador, todos eles. Por isso, quando fui chamado, estive sempre concentrado".

Os Lakers vão levar uma vantagem de 3-1 para São Francisco para o quinto jogo, na quarta-feira, com os Warriors a precisarem de ganhar para manterem a série viva.

Durante longos períodos do jogo de segunda-feira, parecia que os campeões estavam prontos para empatar a série.

Stephen Curry terminou com 31 pontos, 10 ressaltos e 14 assistências, num desempenho de jogo deslumbrante que ajudou os Golden State a levarem uma vantagem de 84-77 para o quarto período.

Mas a entrada de Walker mudou o jogo, com o herói improvável a marcar 15 pontos, enquanto os Lakers superavam os seus adversários em 27-17 no último período para garantir a vitória.

"Um grupo resistente"

"Somos um grupo resistente", disse James. "Eles atingiram-nos com um haymaker atrás do outro, tentando fazer-nos cair. Nós continuámos simplesmente na luta. É um jogo de 48 minutos, uma luta de boxe de 12 assaltos. Mantivemo-nos na luta durante 12 assaltos e conseguimos ultrapassar a situação"

O treinador dos Warriors, Steve Kerr, elogiou o desempenho de Walker no quarto período.

"Não sei se ele marcou todos os pontos deles no quarto período, mas foi o que pareceu", disse Kerr. "Ele causou um grande impacto. Muitas vezes, os play-offs são assim. Um jogo renhido e entra alguém que não se espera que tenha impacto. O quarto jogo foi sobre Walker".

Miami Heat alargam vantagem sobre os New York Knicks

No outro jogo dos play-offs desta segunda-feira, Jimmy Butler marcou 27 pontos, com os Miami Heat a derrotarem os New York Knicks e a assumirem uma vantagem de 3-1 na série dos play-offs da Conferência Este.

Butler foi um dos cinco jogadores do Miami a terminar com dois dígitos na vitória por 109-101, que deixa os oitavos classificados a apenas um triunfo de um lugar nas finais da Conferência.

Foi mais uma atuação implacável do conjunto de Miami, que parecia mais faminto e capaz em ambos os lados da quadra.

Os Heat conseguiram 13 ressaltos ofensivos contra oito da formação de Nova Iorque e superaram os rivais em termos defensivos, com 31 ressaltos contra 27 dos Knicks.

No final, Erik Spoelstra, treinador dos Heat, vincou que a sua equipa está agora a colher os dividendos da sua resistência na época regular, quando foi obrigada a disputar o torneio de apuramento para os play-offs.

"Encontrámos valor no trabalho árduo da temporada regular, no trabalho árduo e na luta", disse Spoelstra.

"Sem essa luta, durante a qual tivemos que encontrar soluções diferentes para vencer, com diferentes caras a aparecerem para esse tipo de momento, teríamos zero chances de fazê-lo nos play-offs".

A pontaria do Knicks desde a zona três pontos também deixou a desejar, com a equipa a converter apenas nove de 28 tentativas de triplos, em contraste com os 13 de 39 do franchise de Miami.

Butler terminou com 27 pontos, 10 assistências e seis ressaltos, enquanto Bam Adebayo fez mais uma grande exibição defensiva, com 23 pontos e 13 ressaltos.

Jalen Brunson liderou os marcadores de Nova Iorque com 32 pontos, enquanto RJ Barrett somou 24 e Julius Randle 20.

Os Knicks precisam agora de vencer os três jogos restantes para continuarem vivos nos play-offs, enquanto o conjunto de Miami pode garantir seu lugar nas finais da conferência com uma vitória no Jogo 5 em Nova Iorque, na quarta-feira.