NBA: Celtics vencem Heat, Curry brilha nos Warriors e Wemby soma a primeira vitória

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Celtics vencem Heat, Curry brilha nos Warriors e Wemby soma a primeira vitória

Tatum navega por entre a defesa dos Heat
Tatum navega por entre a defesa dos HeatAFP
Sexta-feira com muita ação na NBA, mas ainda sem os minutos tão aguardados de Neemias Queta, com o poste português a ficar fora das opções de Joe Mazzulla para o reencontro coms Heat. Golden State Warriors bateram Kings, San Antonio Spurs venceram duelo texanos no prolongamento e Luka Doncic voltou a brilhar nos Mavericks.

Boston Celtics 119-111 Miami Heat

Muita expectativa no regresso oficial dos Boston Celtics ao TD Garden para 2023/24. Sem Neemias Queta incluído na rotação, a reedição da final da última época da Conferência Este da NBA acabou por cair para os anfitriões.

Se nas finais do ano passado a qualidade do basquetebol não foi a melhor, na nova época a coisa não parece ter melhorado muito e o equilíbrio foi nota dominante. Ao final de três minutos, as equipas estavam a acertar perto de 50% dos lançamentos realizados num jogo com seis empates, seis mudanças na frente do marcador e nenhuma equipa com uma vantagem superior a cinco pontos.

Foi então que nos últimos 12 minutos, Boston destacou-se. A quatro minutos do fim, os Celtics lideravam por sete pontos (109-102), quando Jimmy Butler (14 pontos) viu um afundanço bloqueado por Derrick White (28 pontos). Os Heat não esmoreceram e Kevin Love (9 pontos e 9 ressaltos) ainda chegou a deixar a equipa da Florida a três pontos, com 59 segundos por jogar, mas Jaylen Brown (27 pontos e 6 ressaltos) fechou as contas com um triplo, o terceiro da noite.

Sacramento Kings 114-122 Golden State Warriros

A reedição de outro encontro dos play-offs da época passada e este novamente com muitas parecenças. Se em 2022/23, Stephen Curry brilhou no jogo sete da primeira ronda, com 50 pontos, para eliminar os kings, desta feita o base voltou a ser a estrela desta rivalidade do norte da Califórnia.

Com 41 pontos (16 dos quais no terceiro período), Curry deu aos Warriors uma vantagem decisiva que a equipa não mais largou. Foi coadjuvado por Klay Thompson (18 pontos) e Chris Paul (10 pontos e 12 assistências).

No lado dos Kings, De’Aron Fox (39 pontos) e Domantas Sabonis (19 pontos, 18 ressaltos e sete assistências) tiveram exibições sólidas, mas não evitaram o desaire.

San Antonio Spurs 126-122 Houston Rockets (após prolongamento)

Todos os olhos estão virados para San Antonio. Outrora uma das equipas mais admiradas da NBA pela qualidade com que jogava, o conjunto texano tem agora aquele que é, talvez, o jogador em quem mais expectativas se depositam. E depois de uma noite de estreia amena, Victor Wembanyama não desiludiu na segunda apresentação.

Wembanyama celebra com os Spurs
Wembanyama celebra com os SpursAFP

O francês de 19 anos terminou a noite com 21 pontos e 12 ressaltos, sendo que foi dele o cesto que deixou o jogo empatado a 20 segundos do fim do tempo regulamentar. É também ele que faz os primeiros pontos do prolongamento, conquistado pelos Spurs.

No que toca aos Rockets, Alper Segun somou 25 pontos, 14 ressaltos e sete assistências, com VanVleet a também entrar com um duplo-duplo (24 pontos e 12 assistências), mas não impediram a segunda derrota da temporada.

Dallas Mavericks 125-120 Brooklyn Nets

Depois de uma temporada amarga, Luka Doncic voltou mais concentrado que nunca e ajudou os Dallas Mavericks a somarem a segunda vitória consecutiva. O base esloveno terminou o duelo com os Nets com 49 pontos, incluindo o triplo que decidiu a partida a 26 segundos do final.

Encostado na linha lateral por Dorian Finney-Smith, Doncic executou uma autêntica obra de magia. Com o relógio de lançamento a acabar, conseguiu afastar-se do antigo colega e disparar umaa bola que parecia possível.

Foi o coroar de uma ponta final em que o esloveno fez os últimos quatro lançamentos de campo da equipa texana, todos eles triplos. Sendo que a isto juntou ainda 10 ressaltos e 7 assistências.

Outros resultados:

Memphis Grizzlies 104-108 Denver NuggetsCharlotte Hornets 99-111 Detroit PistonsCleveland Cavaliers 105-108 Oklahoma City ThunderAtlanta Hawks 120-126 New York KnicksChicago Bulls 104-103 Toronto Raptors (após prolongamento)Utah Jazz 120-118 Los Angeles ClippersPortland TrailBlazers 97-102 Orlando Magic