Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Knicks conquistam o segundo lugar, Heat e 76ers vão para o play-in

DeMar DeRozan tenta um remate tardio contra os Knicks
DeMar DeRozan tenta um remate tardio contra os KnicksProfimedia
Na última jornada da Conferência Este, New York Knicks ficou com a segunda vaga, à custa dos Milwaukee Bucks. Depois de um jogo emocionante no Madison Square Garden, os Knicks venceram os Chicago Bulls por 119 a 120, deixando os Bucks em terceiro lugar após a derrota contra o Orlando.
A classificação final do Este
A classificação final do EsteNBA

New York Knicks 120-119 Chicago Bulls (após prolongamento) 

O duelo foi muito disputado e precisou de prolongamento, mas os Knicks venceram os Bulls e são os segundos classificados da Conferência Este. Jalen Brunson foi o grande protagonista com 40 pontos, oito ressaltos e sete assistências para a equipa de Nova Iorque, que conseguiu atingir a marca das 50 vitórias pela primeira vez em 23 anos. Donte DiVincenzo também teve um papel importante na vitória com 25 pontos.

Brunson por pouco não decidiu o jogo com um arremesso  no tempo regulamentar, mas sua tentativa foi frustrada pela pressão de Alex Caruso. O facto de ter sido necessário recorrer ao prolongamento foi apenas uma parte do jogo, que viu a liderança ser trocada 25 vezes e nenhuma equipa ter uma vantagem superior a oito pontos. DeMar DeRozan, Nikola Vucevic e Coby White foram de grande valia para os Bulls, com 29, 39 e 26 pontos, respetivamente, mas não conseguiram evitar a derrota. Os Knicks vão defrontar na primeira ronda dos play-offs o vencedor do jogo de apuramento entre Philadelphia e Miami.

Orlando Magic 88-113 Milwaukee Bucks

Com Giannis Antetokounmpo indisponível, os Bucks foram derrotados pelo Orlando Magic. Os Bucks detinham a segunda posição na Conferência Este, mas viram o astro Damian Lillard num dia mau, com uma percentagem de lançamento de apenas 14% (2/14, 0/4 de 3 pontos). Os Bucks precisavam de ganhar para manter o segundo lugar no Este e tinham de esperar por vitórias dos Bulls e dos Hornets em caso de derrota, mas onde os Hornets cumpriram, os Bulls perderam no prolongamento em Nova Iorque, que detém agora o segundo lugar.

Com o terceiro lugar na mão, os Bucks defrontam agora o sexto classificado do Este. Isto significa que os Indiana Pacers serão os primeiros adversários de Antetokounmpo e dos seus.

Cleveland Cavaliers 110-120 Charlotte Hornets

Os Cavaliers poderiam subir para o terceiro lugar com uma vitória, mas foram derrotados em casa contra os Charlotte Hornets e terminaram em quarto lugar no Leste. O Cleveland, que não contava com grandes nomes como Donovan Mitchell e Darius Garland, teve um desempenho razoável, mas, dos jogadores de apoio, apenas Jarrett Allen não desiludiu como atirador (100% FG, 7/7). Os escassos 14 pontos no último período mataram Cleveland depois de estar a liderar por 13 pontos no início dos últimos 12 minutos.

Charlotte termina uma época incolor com uma vitória, apesar do grande número de estrelas ausentes. Miles Bridges, Seth Curry, Caleb Martin, Brandon Miller, LaMelo Ball e Gregg Williams faltaram ao último jogo da época regular para ver J.T. Thor (20 pontos, 9 ressaltos), Nick Smith Jr. (24 pontos, 6 ressaltos) e Bryce McGowens (18 pontos) brilharem em Cleveland, Ohio. Os Cavaliers abrem os play-offs contra os Orlando Magic.

Indiana Pacers 157-115 Atlanta Hawks

Os Pacers garantiram a sexta vaga no Este com uma vitória esmagadora sobre o Atlanta. Os homens de Indiana entraram em força e dispararam imenso desde o início, chegando a marcar 49 pontos no primeiro quarto. Os Pacers continuaram a marcar 37, 39 e 32 pontos nos restantes quartos. O total de 157 pontos igualou o recorde da equipa estabelecido em novembro passado, também contra os Atlanta Hawks.

14(!) jogadores estiveram em ação pelo Indiana, que viu Myler Turner (31 pontos, 12 ressaltos, 4 desarmes de lançamento) e Pascal Siakam (28 pontos, 6 ressaltos) explodirem em 31 e 28 minutos de jogo, respetivamente. As 13 assistências de Tyrese Haliburton foram o máximo num jogo em que 11 Pacers terminaram com 7 pontos ou mais. O Atlanta, que jogou por jogar, viu Devonte' Graham marcar 32 pontos e Trae Young registar 12 pontos e 12 assistências, com uma percentagem de remates de 44,4%. O Indiana abre os playoffs com uma série de 7 jogos contra o Milwaukee.

Philadelphia 76ers107-86 Brooklyn Nets

O 76ers poderia ter terminado em qualquer lugar entre quinto e oitavo antes do jogo, mas permaneceu na sétima posição no Este graças à sua vitória e à dos rivais. Sem Joel Embiid, oficialmente a recuperar da sua lesão, Buddy Hield (19 pontos, 7 ressaltos e 5 assistências em 21 minutos), Tyrese Maxey (26 pontos) e Tobias Harris (21 pontos, 8 ressaltos) foram os protagonistas dos Sixers.

Em Brooklyn, a maioria dos jogadores esteve ausente devido a dores e descanso, fazendo de Lonnie Walker IV, Cam Thomas, Miles Bridges e Nic Claxton os nomes mais sonantes do lado dos nova-iorquinos. Thomas foi o melhor marcador, com 18 pontos, para uma Brooklyn medíocre, que terminou a noite com apenas nove lançamentos de três pontos e uma percentagem de remates de 38,6%. O Philadelphia pode preparar-se para um play-in contra o Miami Heat.

Miami Heat 118-103 Toronto Raptors

O Miami Heat garantiu o oitavo lugar na Conferência Este depois de uma vitória sobre o Toronto. A equipa do venezuelano Jimmy Butler viu o estreante Jaime Jaquez Jr. assumir a liderança com 18 pontos e uma grande parte da posse de bola, enquanto o poste Thomas Bryant somou 18 pontos e 10 ressaltos. Assim, sem Josh Richardson, Terry Rozier e Duncan Robinson, os Heat continuaram a ser demasiado fortes para os Raptors, que registaram uma percentagem de três pontos de apenas 26,5% no seu último jogo do ano.

Boston Celtics 132-122 Washington Wizards

Os Celtics já controlavam o primeiro lugar, enfrentando o fraco Washington Wizards no seu próprio TD Garden. Com uma equipa solidamente enfraquecida, os Celtics, sem qualquer jogador de base, foram demasiado fortes para os Wizards por 122-132. Payton Pritchard (38 pontos, 9 ressaltos e 12 assistências) e Svi Mykhailiuk (26 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências) foram a dupla de estrelas de Boston, que sabia há semanas onde iria acabar no Este. O seu registo de 64-18 significou uma vantagem de 14 vitórias sobre os New York Knicks.

A percentagem de 78% de vitórias significa que esta época foi a quinta melhor da ilustre história dos Celtics. O adversário de Boston na primeira ronda dos play-offs virá do torneio de apuramento e será o vencedor do jogo entre o vencedor do jogo entre os Bulls e os Hawks e o derrotado do jogo entre os Heat e os 76ers.