NBA: Luka Doncic faz magia e Mavericks vencem Timberwolves (108-109)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Luka Doncic faz magia e Mavericks vencem Timberwolves (108-109)

Luka Doncic foi a estrela dos Dallas Mavericks
Luka Doncic foi a estrela dos Dallas MavericksAFP
Luka Doncic marcou um triplo sublime a 3,8 segundos do fim do jogo e levou o Dallas à vitória por 109-108 sobre o Minnesota, na sexta-feira, em mais um jogo emocionante das finais da Conferência Oeste da NBA.

Minnesota Timberwolves 108-109 Dallas Mavericks

Doncic conseguiu um triplo-duplo de 32 pontos, 10 ressaltos e 13 assistências, e os Mavericks - que perdiam por 18 pontos no segundo período - aplicaram aos Timberwolves a segunda derrota consecutiva em casa, assumindo uma vantagem de 2-0 na final da Conferência Oeste (que se decide à melhor de sete).

Kyrie Irving teve um início lento e foi prejudicado por problemas com faltas, mas marcou 13 dos seus 20 pontos no frenético quarto período, que contou com 11 mudanças de liderança.

Os Timberwolves estavam a ganhar por 108-103 a 1:29 minutos do fim, mas Doncic encontrou Irving para um triplo no canto e, depois de um time-out dos Mavs, o astro esloveno pegou na bola e enganou Rudy Gobert, acertando um triplo sobre o Jogador Defensivo do Ano da NBA, para selar o triunfo

Naz Reid fez sete de nove em triplos para Minnesota e teve uma última oportunidade dos Timberwolves, mas a sua tentativa de longo alcance foi rejeitada na campainha.

"Foi um jogo de play-off emocionante", disse Irving: "Luka carregou-nos, é isso que significa falar em liderança."

Daniel Gafford marcou 16 pontos e desarmou cinco lançamentos, P.J. Washington marcou 10 e Dereck Lively tirou 14 do banco para os Mavericks. "Todos contribuíram", disse Irving.

Anthony Edwards marcou 21 pontos, cinco ressaltos e sete assistências para o Minnesota, mas acertou apenas cinco de 17 tentativas de remate em mais uma noite difícil. Mike Conley marcou 18 pontos para os Timberwolves, Gobert teve 16 pontos e 10 ressaltos e Karl-Anthony Towns marcou 15 pontos.

Com uma vantagem de 32-26 no final do primeiro período, os Timberwolves aumentaram a vantagem para 18 pontos, mas os Mavs fecharam a primeira parte com uma série de 8-2 pontos, reduzindo a desvantagem para 60-48 no intervalo.

Doncic marcou 11 pontos no terceiro período, quando os Mavs ficaram a dois pontos por três ocasiões nos minutos finais.

O floater de Irving puxou os Mavs para 79-77, mas Gobert dirigiu para um layup e Reid perfurou um três pontos que viu Minnesota levar uma vantagem de 86-79 para o quarto. Irving deu ao Dallas a sua primeira vantagem desde o primeiro quarto com uma bola de três pontos que colocou os Mavs a vencer por 87-86 no início do último período.

Reid restabeleceu a liderança do Minnesota com uma bola de três pontos, e a batalha de ida e volta começou.

O treinador de Dallas, Jason Kidd, disse que cabia a Doncic decidir se devia tentar um triplo no último minuto..

"A jogada era dar a bola a Luka e deixar Luka fazer o que faz nesses momentos", explicou o técnico dos Mavericks: "Falámos em fazer um lançamento de dois pontos, mas quando ele começou a dançar com o Gobert, deu para ver que o step-back ia acontecer e o resto foi história."

O treinador dos Timberwolves, Chris Finch, que, após a derrota no Jogo 1, disse que a sua equipa precisava de ser melhor nos momentos decisivos, apontou dois erros cruciais no último minuto.

Ele disse que a estrela em ascensão Edwards, de 22 anos, precisava "melhorar a tomada de decisão", mas ignorou a sugestão de que ele precisava de mais minutos de descanso.

"Talvez devêssemos tê-lo tirado no início do quarto período, mas estamos na final da Conferência Oeste", disse Finch: "Não se pode tentar esconder as pessoas ou tentar fazer pausas. Não estou a ver o Kyrie a fugir de um confronto lá fora."

Dallas vai tentar manter a sua vantagem quando receber o Jogo 3 no domingo, no Texas. O vencedor da série enfrentará o Boston Celtics ou o Indiana Pacers nas finais da NBA.