NBA: Shai Gilgeous-Alexander brilha na vitória dos Thunder sobre os Celtics

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Shai Gilgeous-Alexander brilha na vitória dos Thunder sobre os Celtics

Gilgeous-Alexander em ação pelo Thunder
Gilgeous-Alexander em ação pelo ThunderAFP
Shai Gilgeous-Alexander foi a principal esterla com 36 pontos e o Oklahoma City Thunder quebrou a sequência de seis vitórias consecutivas do Boston Celtics. Joel Embiid regressou na vitória dos Philadelphia 76ers.

Oklahoma City Thunder 127-123 Boston Celtics

Um confronto de pesos pesados entre duas das melhores equipas da liga fez jus ao nome, com o jovem plantel de Oklahoma City a enfrentar os Celtics, que lideram a Conferência Este da NBA (Neemias Queta não teve minutos).

Os pontos de Shai Gilgeous-Alexander foram marcados com eficácia (14 em 22 lançamentos tentados), com o talentoso base a acrescentar oito ressaltos e seis assistências numa noite em que cinco jogadores dos Thunder terminaram com dois dígitos na coluna dos pontos.

O australiano Josh Giddey somou 23 pontos, enquanto Jalen Williams marcou 16 e Chet Holmgren 14. Isaiah Joe contribuiu com 10 pontos, enquanto os Thunder aumentaram a sua série de vitórias para cinco jogos.

"Aqueles jogadores estiveram em várias finais de conferência, ganharam muitos jogos de basquetebol e têm o melhor registo da liga", disse Gilgeous-Alexander sobre Boston: "Sabíamos que íamos precisar de uma exibição completa se quiséssemos vencê-los. Não importava o tamanho da vantagem, sabíamos que eles não iriam se acomodar."

Boston liderava por 61-58 ao intervalo, mas o jogo oscilou decisivamente a favor de Oklahoma City depois de um terceiro período devastador, em que o conjunto da casa superou o Celtics por 40-25, com Gilgeous-Alexander a marcar 16 pontos.

Oklahoma City parecia ter selado definitivamente a vitória, quando abriu uma vantagem de 18 pontos a meio do quarto período. Boston, no entanto, recuperou e reduziu a vantagem do Thunder para apenas dois pontos, criando um final de nervos.

Gilgeous-Alexander e Giddey ajudaram a equipa da casa a manter a vantagem até ao fim, marcando lances livres nos últimos segundos para dar a vitória.

O treinador dos Thunder, Mark Daigneault, estava satisfeito com a vitória, mas admitiu que a sua equipa tinha sido "desleixada" depois de permitir que Boston voltasse ao jogo nos últimos momentos do quarto período.

"Fomos muito fortes esta noite. Mas eles continuaram a jogar, são uma equipa talentosa", disse Daigneault: "Achei que ficámos um pouco desleixados em ambas os lados do campo a tentar fechar a porta do jogo, mas depois fizemos grandes jogadas na reta final e executamos com equilíbrio."

Kristaps Porzingis liderou os marcadores de Boston com 34 pontos, enquanto Jayson Tatum teve outro grande jogo com 30 pontos, 13 ressaltos e oito assistências.

Boston continua no topo da Conferência de Este com um registo de 26-7, enquanto Oklahoma City está agora a apenas um jogo do líder da Conferência de Oeste, os Minnesota Timberwolves, melhorando para 23-9.

Philadelphia 76ers 110-97 Chicago Bulls

Noutros jogos de terça-feira, Joel Embiid regressou com sucesso de uma ausência de quatro jogos com um triplo-duplo, enquanto Philadelphia manteve a perseguição a Boston no topo da Conferência Este com uma vitória sobre os Chicago Bulls.

O segundo triplo-duplo da época de Embiid, com 31 pontos, 15 ressaltos e 10 assistências, aconteceu depois de ter falhado vários jogos devido a uma lesão no tornozelo.

"Há uns dias, não conseguia pôr peso no pé", disse Embiid mais tarde: "Foi por isso que me senti tão cansado. Estava fora de forma."

Memphis Grizzlies 106-98 San Antonio Spurs

Ja Morant marcou 26 pontos e Desmond Bane acrescentou 24, com os Memphis Grizzlies a derrotarem os San Antonio Spurs. Victor Wembanyama, escolha número um do draft, liderou os marcadores de San Antonio com 20 pontos, enquanto Keldon Johnson acrescentou 19 do banco.

Outros jogos:

New Orleans Pelicans 112-85 Brooklyn Nets Sacramento Kings 104-111 Charlotte HornetsGolden State Warriors 121-115 Orlando Magic