Mais

NBA: Spoelstra vai renovar com os Heat e receber salário recorde

Spoelstra nas últimas finais da NBA
Spoelstra nas últimas finais da NBAAFP
Os Miami Heat e Erik Spoelstra chegaram a acordo para uma extensão do contrato por 8 anos. O acordo tem um valor total superior a 120 milhões de dólares (109 milhões de euros), um recorde nos Estados Unidos. O treinador de 53 anos é muito respeitado na NBA e foi recompensado por ter chegado a seis finais da NBA, incluindo duas com Miami.

Numa base anual, Spoelstra é atualmente o segundo treinador mais bem pago da NBA. Gregg Popovich recebe cerca de 19 milhões de dólares (17 milhões de euros) por ano dos San Antonio Spurs, mas o contrato atual não é tão longo (vai até 2028). O treinador de 74 anos é pentacampeão da NBA e está no cargo desde 1996. Spoelstra trabalha para os Heat desde 1997, e como treinador principal desde 2008.

Sucedeu a Pat Riley, membro do Hall of Fame, e tornou-se um dos 14 treinadores da história da NBA a ganhar dois títulos. O filho de Jon Spoelstra, que ocupou cargos importantes nos Denver Nuggets, ganhou 725 jogos com os Heat, incluindo 109 nos play-offs, o que o coloca em quinto lugar na história. E claramente ainda não terminou a história na Florida.

Os Heat ocupam atualmente o quinto lugar na Conferência de Este, com um registo de 21 vitórias e 15 derrotas, o que é um bom desempenho, tendo em conta o número de lesões sofridas pela equipa do Sul da Florida. Spoelstra está atualmente sem Caleb Martin (tornozelo) e Jimmy Butler (dedo do pé). O base Dru Smith terá mesmo de falhar o resto da época devido a uma lesão no joelho. Para já, portanto, os Miami não estão entre os principais candidatos às finais da NBA desta época.

Os Miami Heat vão jogar em casa contra os Oklahoma City Thunder na quinta-feira.