San Antonio, que vinha de uma brutal derrota por uma margem 40 pontos contra os Los Angeles Clippers no domingo, parecia estar a caminho de outro desaire pesado, depois de Phoenix ter conseguido uma vantagem de 20 pontos no início do terceiro período. Mas este emocionante duelo no Arizona foi virado do avesso pelos visitantes no quarto período. Os visitantes bateram os Suns por 33-19 nos últimos 12 minutos e garantiram a vitória por 115-114.
O prodígio Wembanyama, a primeira escolha no draft da NBA, desempenhou um papel crucial nesta reviravolta, com um lançamento de três pontos que virou o jogo a 49 segundos do fim. O jogador de 2,24 metros fez depois um afundanço que trouxe o resultado de volta a um ponto a sete segundos do fim.
No entanto, o ponto decisivo veio com o extremo Keldon Johnson, que roubou a bola de um Durant atordoado antes de ir para a o cesto e fazer um lay-up que deu a San Antonio a primeira vantagem no jogo a apenas dois segundos do fim.
Ainda houve tempo para Durant tentar um último lançamento no limite da buzina, mas o arremesso falhou e o San Antonio comemorou sua primeira vitória fora de casa na temporada.
"Não foi o nosso melhor jogo, mas estamos a aprender todos os dias e estamos no caminho certo", disse Wembanyama à TNT após a vitória.
O treinador dos Spurs, Gregg Popovich, elogiou a capacidade da sua equipa de continuar a trabalhar para conseguir uma vitória. "Cometemos um milhão de erros, mas é um jogo de erros. É o que acontece com todas as equipas. Mas continuámos a jogar e isso é o melhor deste grupo. Fiquei muito orgulhoso deles", asseverou.
"Disposto a fazer sacrifícios"
Wembanyama foi um dos cinco jogadores de San Antonio a terminar com dois dígitos na coluna dos pontos (18 no total). Johnson liderou os Spurs em pontuação com 27 pontos, enquanto o francês também conseguiu oito ressaltos e fez quatro desarmes de lançamentos.
O jovem parisiense revelou que estava determinado a não se deixar impressionar por um dos seus ídolos da NBA, Durant, que terminou com 26 pontos e liderou a pontuação na equipa de Phoenix.
"KD é como nos filmes de animação. Às vezes quero dizer para mim próprio: 'Este é um tipo que observo há 10 anos, como o meu ídolo'. Mas tenho de me concentrar porque sei que ele vai tentar passar por cima de mim durante todo o jogo. Por isso não me importo, ele é o meu ídolo".
Durant lamentou o facto de ter cometido o erro que acabou por custar a vitória a Phoenix.
"Aconteceu tão depressa", salientou:"Eu deveria ter aguentado a posse de bola".
Wembanyama, que chegou à NBA dizendo que esperava ajudar o San Antonio a voltar a ser um candidato ao título, acrescentou que a transformação da equipa exigiria paciência.
"Sou tão paciente quanto precisamos de ser. Sou novo aqui. Ainda não sei o que é preciso para ganhar um campeonato, mas estou ansioso por descobrir e fazer os sacrifícios necessários. Tenho total confiança na minha equipa e no meu treinador", garantiu.
A vitória de San Antonio em Phoenix foi um dos três jogos de terça-feira na NBA.
Em Los Angeles, os Clippers receberam os Orlando Magic com James Harden de volta após a sua transferência dos Philadelphia 76ers. Los Angeles venceu por 118-102.
No outro jogo da noite, os New York Knicks venceram os Cleveland Cavaliers fora de casa, com Julius Randle e Jalen Brunson a marcarem 19 pontos cada, numa vitória por 109-91.