Mais

NBA: Wembanyama marca 15 pontos na estreia (119-126), Neemias não jogou nos Celtics (104-108)

Victor Wembanyama fez s sua tão esperada estreia pelos San Antonio Spurs na primeira partida da temporada
Victor Wembanyama fez s sua tão esperada estreia pelos San Antonio Spurs na primeira partida da temporadaAFP
O prodígio francês Victor Wembanyama marcou 15 pontos para os San Antonio Spurs na sua muito aguardada estreia na NBA, na última madrugada, mas o triplo-duplo de Luka Doncic estragou o seu arranque, com o Dallas a vencer os Spurs por 126-119.

Recorde as principais incidências da partida

A primeira escolha do Draft da NBA deste ano, com problemas de falta durante todo o segundo tempo, fez 6 de 9 arremessos do chão, 3 de 5 de três pontos, com cinco ressaltos, duas assistências, dois roubos e um tiro bloqueado em 23 minutos na sua primeira competição na NBA.

"Foi muita emoção. Teria sido perfeito ganhar", disse Wembanyama. "Esta noite marca realmente o início. Ainda é um sonho, espero manter esse sentimento de sonho".

O esloveno Doncic fez 33 pontos, 14 ressaltos e 10 assistências para os Mavericks, que marcaram os últimos oito pontos para a vitória.

"Tudo começa com a nossa defesa. Jogamos uma boa defesa por três quartos, mas especialmente no final nos fechamos", disse Doncic.

Wembanyama, o fenómeno de 19 anos considerado a melhor perspetiva da NBA desde LeBron James, usou a sua estrutura (2,24m), rapidez surpreendente e toque de tiro exterior para mostrar o seu arsenal de habilidades no primeiro jogo na competição.

"Fiquei feliz. É representativo", disse Wembanyama sobre o seu desempenho. "Isso, por si só, não é excecional. Mas espero que o que eu fizer a seguir o torne especial."

Wembanyama cometeu duas faltas no primeiro quarto, mais duas no início do terceiro quarto e a quinta apenas 26 segundos no quarto quarto.

"Talvez eu quisesse fazer bem demais, não colocar minha energia nas coisas certas", disse ele. "Não preciso de colocar tanta energia na defesa. Estou a aprender para um primeiro jogo. São coisas simples".

Ele voltou com 7:12 para jogar e brilhou no final. Wembanyama fez um afundanço após passe de Devin Vassell, acrescentou um cesto de três pontos e o seu afundanço a 4:56 do fim deu aos Spurs uma vantagem de 113-112.

Um salto de Wembanyama empatou o jogo a 115-115 a 3:55 do fim, mas os Mavs foram demasiado fortes na reta final.

"Estava apenas concentrado em ser o melhor possível quando voltasse à quadra", disse Wembanyama. "Já estamos com fome para o próximo jogo".

"Wemby" começou a ser aplaudido por uma multidão que lotou o estádio logo aos 38 segundos, bloqueando um arremesso de oito vezes do All-Star da NBA, Kyrie Irving.

Wembanyama apanhou o seu primeiro ressalto nas tabelas defensivas aos 59 segundos e a sua primeira assistência surgiu 12 segundos depois, num lançamento de Zach Collins.

Wembanyama começou a marcar pontos na NBA com uma bola de três pontos, quando faltavam 8:24 para o fim do primeiro quarto, para uma vantagem de 13-7 dos Spurs.

"Felizmente para nós, ele é um jovem muito bem preparado, disse o treinador dos Spurs, Gregg Popovich, sobre Wembanyama. "Não tenho de lhe ensinar o que é ser um profissional".

Neemias não jogou

Em outras estreias da NBA, Jayson Tatum teve 34 pontos e 11 ressaltos, enquanto o letão Kristaps Porzingis acrescentou 30 pontos para liderar o triunfo de Boston por 104-108 em Nova Iorque. Porzingis foi o jogador que mais pontos marcou na sua estreia pelos Celtics. O português Neemias Queta não jogou.

Harrison Barnes, dos Sacramento, marcou 33 pontos e levou a vencer os anfitriões Utah, por 114-130.

Os 31 pontos de Shai Gilgeous-Alexander levaram os Oklahoma City a uma vitória por 104-124 sobre os Chicago.

O lançamento de três pontos de Donovan Mitchell a 12,1 segundos do fim levou os Cleveland a uma vitória por 113-114 em Brooklyn. Mitchell e Max Strus marcaram 27 pontos cada um para liderar os Cavaliers.

Os Detroit falharam quatro lançamentos nos últimos 64 segundos e os anfitriões de Miami, liderados pelos 22 pontos de Bam Adebayo e 19 de Jimmy Butler, venceram os Pistons por 103-102.

C.J. McCollum marcou 24 pontos e Zion Williamson acrescentou 23 para levar os Pelicans a vencerem os Memphis por 104-111.