Steph Curry vs LeBron James, um duelo eletrizante entre Warriors e Lakers

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Steph Curry vs LeBron James, um duelo eletrizante entre Warriors e Lakers
Curry e James voltam a encontrar-se em mais um duelo nos play-offs
Curry e James voltam a encontrar-se em mais um duelo nos play-offsGetty Images via AFP
Os campeões Warriors e os lendários Lakers vão encontrar-se numa emocionante meia-final da Conferência Oeste na madrugada de quarta-feira, num raro confronto entre as duas superestrelas: Stephen Curry e LeBron James.

Foi necessária uma masterclass de 50 pontos de Curry, líder dos Golden State, estabelecendo um recorde de pontos num decisivo jogo para eliminar os Sacramento Kings (100-120).

Foi o suficiente para arrancar elogios de todo o planeta da NBA, o desempenho de Curry foi descrito como "lendário" por Kevin Durant (Suns) e pelo antigo ídolo dos Lakers, Magic Johnson, que disse que foi das melhores que já fez. O seu treinador, Steve Kerr, foi mais longe e comparou-o ao mítico Michael Jordan.

Sempre rápido a reagir nas redes sociais, LeBron James manteve-se em silêncio. Porque o contexto de reencontro não se presta a homenagens.

LeBron sabe melhor do que ninguém como os jogos contra os Warriors podem ser complicados, carregando no seu historial três derrotas em quatro Finais consecutivas com os Cleveland Cavaliers entre 2015 e 2018.

Nas boas memórias de LeBron está a final que ganhou com os Cavs em 2016, fazendo o que nenhuma equipa tinha feito na história da Liga: ganhar a série depois de estar a perder por 3-1.

Chegado a Los Angeles em 2018, o homem que foi coroado pela primeira vez em 2012 e 2013 com os Heat, acrescentou um quarto anel em 2020, quando os play-offs foram disputados na "bolha" anti-COVID em Orlando.

Mas não passou da primeira ronda no ano seguinte, depois de ter ganho aos Golden State no play-in e, pior, ficou fora dos play-offs na época passada.

Curry tem 15 vitórias e 7 derrotas

"James vs. Curry": Eis uma das mais belas rivalidades da NBA revivida cinco anos depois. Em 22 confrontos diretos nos play-offs, Curry venceu 15 vezes, mas LeBron nunca desiludiu, com uma média muito próxima de um triplo-duplo (33 pontos, 11,5 ressaltos e 9,3 assistências).

"É especial saber que, desde o primeiro encontro em 2015 até hoje, somos abençoados por ainda podermos jogar a este nível", disse Curry.

Se em 2017 e 2018 Kevin Durant, o MVP das Finais, foi mais dominante, Curry mostrou no ano no ano passado contra os Boston que sabia como liderar uma equipa ao anel, dando a impressão de que nunca tinha sido tão forte.

Um ano depois, a exibição histórica agora em Sacramento mostra que ainda pode subir de nível. Tanto é que é muito difícil saber quem sairá vitorioso do duelo, sabendo que desta vez é apenas mais um obstáculo num longo caminho para um possível quinto título de um ou de outro.

Lakers lideram por 6-1

Durante uma época regular laboriosa, a janela de contratações de inverno mudou muita coisa para os Lakers, que finalmente encontraram um momento colectivo, aproveitando também a recuperação física de Anthony Davis.

"Tornaram-se uma equipa diferente, excelente na defesa. LeBron é um dos melhores jogadores de todos os tempos e eles têm muito talento. Vai ser preciso um grande esforço para os vencer", resumiu o treinador dos Warriors, Steve Kerr.

A sua equipa foi levada ao limite pelos Kings, vencidos apenas pela experiência e por um Curry imponente. Desde outubro, os Lakers ganhou três de quatro jogos.

"Mas estamos todos entusiasmados por jogar contra eles. É um franchise lendário. Warriors-Lakers, há muito tempo que isso não acontecia" na final, disse Klay Thompson, dos Warriors.

Como quase sempre, porque em sete séries, os Warriors perderam seis vezes, com a única vitória (3-0) a remontar a 1967.