Mais

Ténis de Jordan batem recorde e são vendidos por mais de sete milhões de euros

Os ténis de Michael Jordan
Os ténis de Michael JordanProfimedia

O ícone do basquetebol Michael Jordan continua a bater recordes muito depois da sua carreira ativa. Seis sapatos usados por Jordan na década de 1990 foram leiloados na sexta-feira por oito milhões de dólares (cerca de 7,4 milhões de euros). De acordo com a casa de leilões Sotheby's, esta é a quantia mais elevada alguma vez paga por calçado desportivo e a segunda mais elevada alguma vez alcançada pelos artigos de coleção de Jordan.

Os artigos mais caros são seis sapatos diferentes que Jordan ofereceu ao então diretor de comunicação dos Chicago Bulls, Tim Hallam, após cada um dos jogos decisivos das finais em que os Bulls ganharam um total de seis campeonatos da NBA, de 1991 a 1993 e de 1996 a 1998. Não se sabe quem comprou as sapatilhas em leilão.

Esta não é a primeira vez que o calçado de Jordan vale milhões para um colecionador. No passado mês de abril, a Sotheby's leiloou um par de sapatos usados por Jordan na sua última final do campeonato com os Chicago Bulls, em 1998, por 2,2 milhões de dólares.

O recorde da camisola leiloada mais cara da história também já pertence a Air Jordan. A camisola que usou nas finais da NBA de 1998 foi arrematada por 10,1 milhões de dólares em setembro de 2022, o que a torna 800 000 dólares mais cara do que a camisola usada pela lenda argentina do futebol Diego Maradona nos quartos de final contra a Inglaterra no Campeonato do Mundo de 1986.