Rajakovic, de 44 anos, vai ocupar o lugar de Nick Nurse, que foi despedido em Abril, quando os Raptors falharam os playoffs pela segunda vez nos últimos três anos. Nurse, que tinha guiado a equipa canadiana ao seu único título em 2019, foi contratado semanas depois pelos Philadelphia 76ers.
De acordo com a ESPN e o portal The Athletic, os Raptors estão a finalizar os detalhes do contrato de Rajakovic, que fará dele o segundo treinador principal da NBA nascido na Europa.
A experiência do primeiro, o compatriota Igor Kokoskov, foi de curta duração, uma vez que foi despedido pelos Phoenix Suns após apenas uma época (2018/19).
Durante o seu longo processo de selecção, os Raptors também consideraram outros treinadores europeus, como o italiano Sergio Scariolo, que foi assistente de Nurse em Toronto e campeão mundial com a selecção espanhola em 2019, e o espanhol Jordi Fernandez, actualmente adjuntodos Sacramento Kings.
"Parabéns e boa sorte para o meu bom amigo e treinador Rajakovic!", escreveu Scariolo no Twitter. "Boa escolha, é óptimo ver um treinador europeu ter a oportunidade de provar o seu valor como treinador principal na NBA".
"Obrigado de coração aos Raptors, receber esta consideração daquela que foi a minha equipa foi muito significativo!", acrescentou.
Rajakovic tem uma longa história como treinador-adjunto na NBA, primeiro com o Oklahoma City Thunder (2014-19) e depois com os Suns (2019-20) e Grizzlies (2020-23).