Mais

Wembanyama passa o último teste contra os Warriors antes da sua grande estreia (117-122)

Wembanyama esta noite contra Curry.
Wembanyama esta noite contra Curry.AFP
Victor Wembanyama, que era acompanhado por expetativas elevadas antes da sua estreia na NBA, na quarta-feira, foi bem sucedido na sua última prova de preparação, conduzindo os Spurs à vitória sobre os Golden State Warriors (122-117), em São Francisco, na última madrugada.

Numa partida com pouco jogo e pouca intensidade,"Wemby" ficou um pouco mais perto do mundo da fantasia da NBA e dos seus holofotes.

Recorde as principais incidências da partida

Cruzou-se pela primeira vez com uma das superestrelas da maior liga de basquetebol, o tetracampeão Stephen Curry, um verdadeiro ídolo para os adeptos no Chase Center, nas águas calmas da baía de São Francisco.

"Isto vai acontecer-me, jogar contra tipos que cresci a ver", divertiu-se "Wemby".

Em tom de brincadeira, Curry (1,88m) enfrentou o gigante (2,24m) para o tradicional pontapé de saída, vendo a bola ser desviada, sem surpresa, pelo francês.

Curry (35 anos), que foi bastante discreto (11 pontos, 1 em 6 de longa distância), pôde ver as qualidades de Wembanyama de perto, afundando facilmente contra ele no terceiro quarto.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Tal como nos três primeiros jogos da pré-época, Wembanyama brilhou, terminando como o melhor marcador do jogo (19 pontos, 4 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola, 5 blocos) em apenas 21 minutos de jogo.

O jogador número 1 do último draft, em junho, deixou o público à beira da cadeira no primeiro quarto, com 3 concursos no período, incluindo dois muito próximos, um seguido de um afundanço e o outro de um triplo mortal em transição.

Na quarta-feira, 25 de outubro, o francês deverá disputar o seu primeiro jogo da NBA contra os Dallas em casa, no dia seguinte ao lançamento oficial da época.

"Já o sabia, mas agora tenho a certeza de que posso ser competitivo desde o início da época com esta equipa. Temos assistido a verdadeiros desempenhos coletivos".

Contra os Warriors, ele pôde ter um vislumbre do que os adversários lhe reservam, sem dúvida intrigados com a atenção que um jogador que acaba de se tornar um novato recebe.

O veterano armador Chris Paul (38 anos), que se juntou aos Warriors neste verão, usou as suas habilidades de drible para fazer o francês dançar, apenas para ter o seu ombro vigorosamente empurrado no contra-ataque pelo ala canadiano Andrew Wiggins.

Não foi suficiente para desestabilizar "Wemby" que, tal como na maioria dos quatro jogos de pré-época que disputou em dez dias, saiu definitivamente a meio do terceiro período, com o dever cumprido e o treinador Gregg Popovich a ter calma.