Recorde aqui as incidências do encontro
A seleção portuguesa, que chegou para este encontro com o primeiro lugar do Grupo C garantido, vai agora disputar os oitavos de final da prova com a Croácia.
A Sérvia entrou melhor na partida com um parcial de 16-22, deixando a equipa lusa mais desconcentrada.
Mas no segundo período, as jogadoras comandadas por Agostinho Pinto conseguiram equilibrar o marcador e a partida seguiu para o intervalo com apenas uma diferença de dois pontos no marcador (34-36).
No terceiro período, Portugal redobrou os cuidados no capítulo defensivo, fundamental para voltar a entrar no jogo.
Mas foi nos últimos minutos do encontro que a seleção lusa conseguiu alcançar a Sérvia no marcador. Ajudada pelo público que mais uma vez marcou presença em grande número no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a formação portuguesa passou para a frente do marcador, onde se manteve até ao final.
Mais uma vez, Clara Silva esteve em destaque, contando 16 pontos, seis ressaltos, seis assistências, dois roubos de bola e três desarmes de lançamento.
No outro jogo do Grupo C, a Itália venceu a Alemanha por uns expressivos 74-47.
Portugal volta agora a entrar em ação na quarta-feira, às 20:15, numa partida relativa aos oitavos de final da prova frente à seleção croata, que terminou o Grupo D no quarto e último lugar, com uma vitória e duas derrotas.
Ficha de jogo
Jogo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Portugal - Sérvia: 68-60.
Ao intervalo: 34-36.
Sob a arbitragem de Geert Jacobs (Bélgica), Ewa Matuszewska (Polónia) e Julien Malane (Luxemburgo), as equipas alinharam:
Portugal: Marta Rodrigues, Clara Silva (16), Leonor Peixinho (10), Gabriela Fernandes (5) e Maria Andorinho (2).
Jogaram ainda: Ema Karim (7), Magda Freire (9), Madalena Amaro (6), Sofia Sousa, Rita Nazário (7), Carolina Silva (6) e Marta Vieira.
Treinador: Agostinho Pinto.
Sérvia: Angelina Davorija (10), Jana Vesic (8), Imana Cosovic (11), Hana Predojevic e Teodora Simoncevic (8).
Jogaram ainda: Valentina Zaric, Minja Arandelovic (2), Aleksandra Aleksic, Tara Dacic (4), Jovana Popovic (15), Lana Brenjo (2).
Treinador: Milan Vidosavljevic.
Marcha do marcador: 16-22 (1.º período), 34-36 (intervalo), 44-50 (3.º período) e 68-60 (final).
Assistência: 1.763 espetadores.