A expulsão de Upamecano, logo aos 8 minutos, fazia antever uma tarde difícil para o Bayern, que cinco minutos depois ficou mesmo em desvantagem na sequência de um remate de Lars Stindl após livre estudado.
João Cancelo começou no banco, mas foi chamado a jogo logo aos 16', rendendo Thomas Muller e, mesmo em desvantagem, os comandados de Julian Nagelsmann reagiram. Aos 35', Alphonso Davies arrancou pela esquerda e, já próximo da grande área, serviu Choupo-Moting, que restabeleceu a igualdade com que se chegou ao descanso.
Na segunda metade, porém, o Monchengladbach fez-se valer do maior número de unidades em campo e partiu para a vitória. Jonas Hofmann, servido por Alassane Plea, devolveu a vantagem aos locais, antes de servir Marcus Thuram, que a cinco minutos dos 90' fez o terceiro.
Já na compensação, o jovem Mathys Tel ainda reduziu, esforço insuficiente para que o Bayern evitasse a derrota, podendo mesmo perder a liderança em caso de triunfo do Union Berlin.
Golaço de Gil Dias deu o mote para a vitória do Estugarda
Foi uma vitória com tom português, a do Estugarda diante do Colónia (3-0). Gil Dias, ainda antes dos dez minutos, deu a melhor sequência a uma combinação com Genki Haraguchi e, de pé esquerdo, atirou para o primeiro dos visitados.
Borna Sosa e Tanguy Coulibaly, já na segunda parte, ampliaram, dando margem confortável ao Estugarda, que deixa assim a zona de despromoção da Bundesliga.
Friburgo e Leipzig não desarmam pelos lugares europeus
Nos outros dois jogos já realizados esta tarde, Friburgo e Leipzig também venceram e continuam em acesa luta pelos lugares de acesso às competições europeias.
O Friburgo, quarto classificado, bateu o aflito Bochum, fora (2-0), com tentos de Michael Gregoritsch e Lucas Holer, ao passo que o Leipzig, qinto, com menos um ponto, levou a melhor sobre o Wolfsburgo, também fora (3-0), valendo-se dos golos de Emil Frosberg, Konrad Laimer e Dominik Szoboszlai.