Mais

Bélgica procura selecionador e as candidaturas estão - literalmente - abertas

A Bélgica caiu na fase de grupos do Mundial-2022, no Catar
A Bélgica caiu na fase de grupos do Mundial-2022, no CatarBelgian Red Devils

Consumada a saída de Roberto Martínez, que durante seis anos assumiu a seleção, a Real Federação Belga de Futebol (RBFA) lançou, no seu site oficial, um concurso para a escolha do novo selecionador. Processo é pouco comum e decorre até 10 de janeiro de 2023, altura em que a escolha será debatida por um grupo equipa de trabalho especialmente destacada para o efeito.

"Apesar da eliminação precoce do Mundial-2022, no Catar, a RBFA mantém-se muito ambiciosa em relação ao futuro. Temos todas as condições para manter o sucesso. Cabe ao selecionador nacional trabalhar com o que tem à disposição para nos liderar a novas conquistas", começa por referir o comunicado.

A federação belga especifica que "procura um selecionador nacional a tempo inteiro que saiba como vencer" e sublinha as características fundamentais que devem acompanhar o eleito para a função: "O novo selecionador nacional é extremamente ambicioso e tem a experiência internacional necessária a alto nível, conhecimento tático e a personalidade correta".

"É um vencedor nato com experiência na gestão de jogadores de topo. Sabe como focar na criação de um grupo unido e como integrar jovens jogadores. A federação procura um especialista em tática que suporte as suas decisões com dados, tecnologia e parâmetros objetivos, e que recorra aos conhecimentos e à estrutura desportiva da RBFA", acrescentam os responsáveis.

Para além de um novo selecionador, a RBFA procura também um diretor desportivo para o futebol de elite, que será responsável por definir a estratégia para as várias equipas nacionais e e por gerir os respetivos treinadores.

Ao processo de candidatura seguir-se-á o de decisão, responsabilidade de uma taskforce criada para o efeito.