Mais

Bélgica x Canadá: Geração de ouro pronta para o canto do cisne?

Bélgica x Canadá: Geração de ouro pronta para o canto do cisne?
Bélgica x Canadá: Geração de ouro pronta para o canto do cisne?Profimedia
A última "geração de ouro" da Bélgica está a ficar sem tempo para reclamar a glória internacional, por isso espera-se que a derrota no amigável de sexta-feira, contra o Egito (2-1), não seja um sinal do que está para vir.

Depois de terminar em terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 2018, a Bélgica tem de melhorar em relação à última exibição ou arrisca-se a passar três jogos sem vitórias pela primeira vez desde março de 2014, depois de uma campanha pouco brilhante na Liga das Nações (três vitórias, um empate, duas derrotas).

Recuperar a forma que os viu acabar a fase de qualificação invictos seria a forma ideal de começar a campanha na fase de grupos do Campeonato do Mundo, uma vez que se preparam apenas para o segundo encontro com o Canadá, após a vitória num amigável (2-0) em 1989. Repetir o resultado seria bem-vindo para o selecionador belga Roberto Martínez.

Enquanto a Bélgica é uma seleção experiente, com expetativas de chegar às últimas fases, o Canadá está a regressar ao maior palco do futebol internacional pela primeira vez desde 1986 como o grande underdog. No topo do grupo de qualificação da CONCACAF, à frente do México e dos EUA (oito vitórias, quatro empates, duas derrotas), a equipa de John Herdman merece ser levada a sério e vai procurar colocar em evidência o seu país, co-anfitrião do torneio em 2026.

O Canadá produziu as suas melhores performances durante a fase final das qualificação em casa, tendo vencido apenas as Honduras e El Salvador fora, sugerindo que podem ter dificuldades em ambientes desconhecidos. Depois do empate (2-2) com o Bahrein e a vitória com o Japão (2-1), deverá, portanto, o Canadá chega com a moral em alta.

Jogadores a observar: Com Romelu Lukaku de fora por lesão, a Bélgica pode recorrer a Lois Openda, que marcou dois golos pela seleção em 2022 após os 75 minutos de jogo. Outro homem habituado a atacar tarde é o canadiano Jonathan David, com três dos seus últimos quatro golos internacionais a chegarem após os 70 minutos.

Estatística a decorrer: Cinco dos últimos seis jogos do Canadá produziram exatamente dois golos na primeira parte (intervalo: duas vitórias, dois empates, duas derrotas).

Curiosidade do Mundial: A Bélgica é uma das seis seleções que passaram por um Campeonato do Mundo invictas, mas sem ganhar o torneio, fazendo-o em 1998, quando empataram os três jogos da fase de grupos.

Acompanhe o jogo no Flashscore

O jogo entre BélgicaCanadá pode ser seguido através do Flashscore. Confira as principais estatísticas, acompanhe o relato e ouça os comentários em áudio, que iniciam cinco minutos antes do pontapé de saída do encontro. 

Acompanhe aqui as incidências do jogo

Acompanhe o relato áudio
Acompanhe o relato áudioFlashscore