Brasil vence Uruguai (2-0) e conquista Sul-Americano sub-20

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil vence Uruguai (2-0) e conquista Sul-Americano sub-20

Andrey Santos, pérola do Chelsea, abriu caminho à vitória e ao título
Andrey Santos, pérola do Chelsea, abriu caminho à vitória e ao títuloRafael Ribeiro/CBF
O Brasil venceu na última madrugada o Uruguai, por 2-0, na quinta e última jornada do Sul-Americano sub-20, conquistando a competição no Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia. O triunfo permitiu aos brasileiros ultrapassar o adversário na classificação, garantindo assim o 12.º título na competição, algo que não acontecia desde 2011.

Recorde as incidências da partida

De resto, apenas a vitória interessava ao Brasil, que tinha pela frente um Uruguai a jogar com dois resultados e que lutou pelo empate até à entrada para os minutos finais.

O golo de Andrey Santos, reforço do Chelsea, marcado aos 84 minutos, abriu caminho ao triunfo brasileiro e à revolta uruguaia, que gerou enorme confusão após o apito final, entre as lágrimas dos jogadores da equipa celeste perante a festa canarinha.

Mesmo com as duas seleções já apuradas para o Mundial sub-20, estava em jogo, afinal, a taça de campeão de um torneio que deu as quatro vagas sul-americanas para o Campeonato do Mundo, que vai ter lugar na Indonésia, de 20 de maio a 11 de junho. Além de Brasil e Uruguai, também Colômbia e Equador garantiram o passaporte.

Da ansiedade à consagração

Quanto ao jogo, o Brasil começou amarrado e foi-se soltando com o passar dos minutos. O Uruguai, a quem bastava o empate, jogava sem pressa e a canarinha, com bola no pé, esbarrava na sua própria dificuldade em criar ocasiões de perigo, que apenas chegavam pelos remates de longe de Biro.

O Brasil mostrava nervosismo para construir jogadas e levar perigo à baliza de um Uruguai seguro na sua defesa. À medida que o tempo ia passando, o título ficava mais distante. Ramon Menezes, selecionador brasileiro, ia mexendo a partir do banco mas o resultado prático só chegou mesmo a seis minutos dos 90'.

Andrey Santos, reforço de inverno do Chelsea, deu o melhor seguimento, de cabeça, a um cruzamento da esquerda de Kaiki, e fez o 1-0 para o Brasil.

No tempo de compensação o Uruguai arriscou tudo em busca do empate e Pedro Henrique, aos 90+2', selou o resultado final sem guarda-redes na baliza. A vitória brasileira, que ainda viu Douglas Mendes expulso aos 90+6', terminou com a invencibilidade uruguaia, tendo sido a canarinha a única que não perdeu em toda a competição.