Mais

Brasil x Sérvia: Canarinha começa caminhada rumo ao hexa

O Brasil parte como favorito à conquista do Campeonato do Mundo
O Brasil parte como favorito à conquista do Campeonato do MundoFlashscore/AFP
Embora 20 anos sem vencer o Campeonato do Mundo possa não pareça tão mau para a maioria das nações presentes no Catar-2022, é uma forte dor de cabeça para o Brasil, recordista com cinco vitórias, e que pretende acabar com esse jejum.

A tão aclamada seleção é a principal escolha dos apostadores para conquistar o Campeonato do Mundo, e com uma formação de estrelas com alguns dos principais jogadores europeus, espera-se que o Brasil seja certamente agradável de ver.

Enquanto as questões fora de campo no Catar ameaçam ofuscar o principal evento de futebol, o Brasil estará atento para garantir que o foco se mantenha no campo, uma vez que procuram prolongar uma fase de 15 jogos invictos na fase de grupos do Campeonato do Mundo (V12, E3) quando enfrentarem a Sérvia. Seja qual for o resultado, será um dia marcante para o selecionador Tite, que se tornará o primeiro treinador a liderar o Brasil em Campeonatos do Mundo consecutivos desde Telê Santana, em 1982 e 1986.

Com o Brasil em primeiro lugar no ranking da FIFA, podem estar a esfregar as mãos para abrir a sua campanha contra a Sérvia, que ocupa o 25.º lugar. Os sérvios podem ter algo a dizer sobre isso, tendo chegado incólumes do grupo de qualificação para o Campeonato do Mundo (V6, E2), embora também tivessem um recorde de qualificação igualmente impressionante para o Campeonato do Mundo de 2018 e foram eliminados na fase de grupos - um grupo que ironicamente também partilharam com o Brasil.

A eliminação em 2018 veio surgiu depois de terem vencido o jogo de abertura do grupo (1-0 contra a Costa Rica), e com mais talento ofensivo na convocatória da Sérvia do que nunca, o selecionador Dragan Stojkovic pode estar tranquilamente confiante em operar o primeiro apuramento da Sérvia na fase de grupos do Campeonato do Mundo como nação independente.

Jogadores a observar: Desde a grande prestação no Campeonato do Mundo, quando o Brasil foi anfitrião em 2014, Neymar tem estado diretamente envolvido em 42% dos 19 golos do Brasil no torneio (G6, A2). Um dos 11 jogadores do plantel da Sérvia a jogar na Série A, Dusan Vlahovic, irá participar no seu primeiro Mundial, depois de ter marcado o golo de abertura do jogo nas três últimas partidas internacionais em que marcou golos.

Estatística: Seis dos últimos sete jogos da Sérvia no Campeonato do Mundo foram resolvidos por uma margem de um golo.

Curiosidade do Mundial: Com esta 22.ª participação, o Brasil é a única equipa a ter participado em todos os Campeonatos do Mundo desde a edição original, em 1930.

Acompanhe o jogo no Flashscore

O jogo entre Brasil e Sérvia pode ser seguido através do Flashscore. Confira as principais estatísticas, acompanhe o relato e ouça os comentários em áudio, que iniciam cinco minutos antes do pontapé de saída do encontro. 

Acompanhe as incidências e o relato do jogo

Acompanhe o relato áudio da partida de estreia da canarinha no Mundial
Acompanhe o relato áudio da partida de estreia da canarinha no MundialFlashscore