Carlos Sainz: "Não estamos assim tão atrasados em relação à Red Bull"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Carlos Sainz: "Não estamos assim tão atrasados em relação à Red Bull"

Carlos Sainz conseguiu a vitória no Grande Prémio dos Estados Unidos
Carlos Sainz conseguiu a vitória no Grande Prémio dos Estados UnidosProfimedia
Carlos Sainz, piloto da Ferrari, fez um balanço positivo da última temporada de Fórmula 1, onde o construtor italiano terminou no segundo lugar, atrás da Red Bull, que venceu graças a Max Verstappen, bicampeão neerlandês. Para Sainz, contudo, a Ferrari não está assim tão atrás da equipa austríaca, pelo que augura uma época de 2023 pautada pelo equilíbrio.

O domínio da Red Bull em 2022 foi absolutamente esmagador. Max Verstappen não teve qualquer adversário à altura para o segundo campeonato consecutivo - terminou com 454 pontos, seguido de Charles Leclerc, da Ferrari, com 308 - e na classificação dos construtores a diferença foi ainda maior. A Red Bull registou 759 pontos, enquanto a Ferrari ficou-se pelos 554.

Apesar dos números, Carlos Sainz não acredita que a diferença seja tão grande.

"A Red Bull tem sido dominante, mas não claramente à frente em termos de puro ritmo de qualificação e ritmo de corrida. Por isso, não sinto que estejamos assim tão atrasados em termos de desenvolvimento e desempenho do automóvel", afirmou o piloto da Ferrari, em entrevista à Racing News 365.

Foi precisamente nas qualificações que a Ferrari conseguiu ser superior à Red Bull, com 12 poles (nove de Leclerc e três de Sainz), enquanto a Red Bull conseguiu oito (sete de Verstappen e uma de Pérez).

"Se pensarmos bem, fiquei com o primeiro lugar em Austin e Leclerc ficou em segundo. Isso tem de ser porque o nosso carro não está assim tão longe da Red Bull, por isso sinto que temos uma hipótese", comentou Carlos Sainz.

Apesar do início de temporada promissor da Ferrari, com Charles Leclerc a vencer duas das três primeiras corridas do ano, a Ferrari chegou ao final com quatro triunfos: três de Leclerc, uma de Sainz. A Red Bull alcançou 17, 15 delas de Verstappen e duas de Checo Pérez.

Onde a Ferrari precisa de melhorar em 2023

Esta diferença entre o desempenho das duas equipas, para Carlos Sainz, deve-se principalmente à gestão dos pneus durante as corridas, o principal ponto onde a Ferrari precisa de melhorar para a nova época.

"O que temos de focar é tentar compreender os pneus do próximo ano e ver como podemos ser mais rápidos durante as corridas, porque é evidente que a Red Bull é particularmente rápida lá em comparação connosco", defendeu Carlos Sainz, otimista nas melhorias que a construtora italiana vai fazer.

"Estratégia, execução de corridas e gestão de pneus são os passos que queremos dar no próximo ano e já estamos a trabalhar nisso. Mas em termos de desempenho puro, não estamos muito longe. Só precisamos de colocar um pouco mais de potência e um pouco mais de downforce no carro e estaremos ao mesmo nível ou mais depressa. Portanto, esperemos que o possamos fazer", assegurou Carlos Sainz.