A 2 de junho de 1953, Isabel II foi oficialmente coroada como rainha de Inglaterra, dando início a um dos mais longos reinados da história das monarquias europeias. A sucessão ao pai Jorge VI aconteceu num clima de festa, diferente do atual, e o desporto não escapou.
Para assinalar o momento foi organizado um torneio que viria a ser conhecido como a Taça da Coroação. Contou com quatro clubes escoceses e quatro ingleses: Arsenal (campeão em 1953), Manchester United (triunfou em 1952), Newcastle (vencedor das Taças de 1951 e 1952) e Tottenham (finalista vencido em 1952) pelo lado inglês, Rangers (fez a dobradinha em 1953), Aberdeen (finalista vencido da taça em 1953), Hibernian (segundo no campeonato em 1953) e… o Celtic.
Dos oito clubes em competição, os católicos eram os únicos que não apresentavam grandes credenciais e receberam o convite graças à vitória num torneio, em 1938, para assinalar os feitos do império britânico, que lhes valeu a honra de campeões britânicos.
A atravessar um mau momento – foi oitavo no campeonato – o Celtic acabou por ser a grande surpresa da prova. Liderado por Jock Stein, que viria a vencer a Taça dos Campeões Europeus, o conjunto escocês eliminou os dois campeões ingleses mais recentes – Arsenal (1-0) e Manchester United (2-1) – e na final, que se disputou em Glasgow, bateu o Hibernian (2-0) para conquistar a única edição deste torneio.
Uma taça irónica para o palmarés do Celtic, com uma base notoriamente antimonárquica. Fundado por emigrantes católicos vindos da República da Irlanda, o clube conservou o sentimento de opressão que os vizinhos sentiam perante a coroa inglesa e ainda hoje prevalece.
Aquando da morte de Isabel II, foi um dos poucos clubes que não respeitou o luto pela monarca. E mais recentemente, no jogo com o Rangers - equipa protestante e com sentimento unionista - , entoou cânticos contra Carlos III e a coroação.
Este sábado não existe nenhum torneio para honrar a coroação de Carlos III, mas o futebol vai-se desenrolar com normalidade nas ilhas britânicas. Quanto ao Celtic, entra em campo este domingo diante do Hearts e esperam-se novos cânticos contra o trono de Londres.