Ciclismo: Christophe Laporte bate Wout Van Aert e sagra-se campeão da Europa de estrada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ciclismo: Christophe Laporte bate Wout Van Aert e sagra-se campeão da Europa de estrada

Christophe Laporte venceu ao sprint
Christophe Laporte venceu ao sprintProfimédia
Um desempenho incrível de Christophe Laporte, que bateu os favoritos num final esplêndido para conquistar o título europeu, num final de competição de grande nível da equipa francesa.

Os campeonatos europeus de ciclismo de estrada terminam este domingo nos Países Baixos, com a corrida de estrada masculina a ser a principal prova. A sucessão de Fabio Jakobsen estava em aberto, mas o grande favorito era, sem dúvida, Wout Van Aert, líder de uma forte equipa belga, enquanto os franceses jogavam, sem dúvida, a carta Christophe Laporte.

No entanto, a fuga do dia parecia surpreendente. Incluía o recém-coroado campeão europeu de contrarrelógio Joshua Tarling e o segundo classificado Stefan Bisseger, acompanhados por Rory Townsend, Norman Vahtra e Mathias Vacek. Grandes roladores, que abrilhantaram a parte da frente do circuito, mas que tiveram de abdicar a 30 quilómetros do fim, sendo Bisseger e Vacek os últimos sobreviventes.

A Bélgica e a Itália agitaram então as coisas e tentaram criar uma primeira diferença a duas voltas do fim. Foi então que uma queda desorganizou o pelotão do qual Laporte tentava escapar e provocou uma cisão com um grupo de dez que parecia destinado à vitória: Laporte com Sandy Dujardin, Wout Van Aert, Arnaud de Lie, Andreas Kron, Mads Pedersen, Olav Kooij, Mike Teunissen, Rasmus Tiller e John Degenkolb.

Com uma vantagem de 30 segundos a uma volta do fim, a vitória parecia estar garantida. Mas Christophe Laporte não quis chegar com os sprinters puros e colocou-se a solo a 15 quilómetros do fim. A jogada estava feita e era altura de dar tudo por tudo, uma vez que alguns ciclistas pareciam manter-se na retaguarda, sem dúvida para se pouparem na última subida.

A última subida iria decidir o destino da corrida. Arnaud de Lie subiu no grupo e sacrificou-se por Wout Van Aert, que só tinha Olav Kooij na sua roda. O trio fechou a distância em relação a Laporte, depois Van Aert, ainda acompanhado por Kooij, lançou o seu ataque e alcançou finalmente o francês, mas este último acelerou quando os rivais voltaram a estar em igualdade de circunstâncias, terminando a competição com a vitória.

Um final esplêndido para uma corrida em que Christophe Laporte correu riscos e foi recompensado com o título de campeão europeu. Mais uma prova, se é que era preciso, da nova dimensão assumida pelo ciclista que foi o melhor francês nas duas últimas épocas. É também o primeiro título francês desde que a prova foi introduzida em 2016. Uma forma magnífica de a seleção francesa terminar a competição.

Quanto aos portugueses, Nelson Oliveira chegou no segundo grupo, na 18.ª posição, a 49 segundos do vencedor. Ivo Oliveira foi 34.º, André Carvalho 57.º e João Matias 85.º, ao passo que Iúri Leitão não concluiu a prova.