Giro: Na véspera da festa, Tadej Pogacar conquista uma histórica sexta etapa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Giro: Na véspera da festa, Tadej Pogacar conquista uma histórica sexta etapa

Quem pode vencer Tadej Pogacar? Ninguém.
Quem pode vencer Tadej Pogacar? Ninguém.AFP
Não há nada que a concorrência possa fazer: Tadej Pogacar é o mestre do Giro 2024, e provou-o ao vencer a última etapa de montanha, o sexto sucesso nesta edição do Giro.

Na véspera da chegada final a Milão, os 142 sobreviventes do Giro tinham uma última etapa de montanha para negociar, e não a mais fácil, com duas subidas ao Monte Grappa, uma passagem de primeira categoria, no programa. Enquanto a vitória na geral estava prometida para Tadej Pogacar (Team UAE Emirates), a luta pelo pódio prometia ser extremamente aberta. Para além de uma prestigiada vitória de etapa.

Neste contexto, um grande número de ciclistas não tardou a entrar na corrida para a fuga e, no final, foram 11 os que se lançaram na luta pela vitória. Não havia franceses, mas havia vários líderes do Giro, incluindo Pelayo Sánchez (Movistar Team), vencedor da etapa 6, Nicola Conci (Alpecin - Deceuninck), Davide Ballerini (Astana Qazaqstan Team), bem como o vencedor do dia anterior, Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale Team).

A primeira subida do Monte Grappa foi para fazer explodir a fuga. Mas atrás deles, os companheiros de equipa do camisola entraram em ação e reduziram a diferença. No cume, Jimmy Janssens (Alpecin - Deceuninck), Giulio Pellizzari e Alessandro Tonelli (VF Group - Bardiani CSF - Faizanè), acompanhados por Pelayo Sanchez. Mas com o pelotão um minuto atrás, a fuga parecia condenada. No entanto, surpreendentemente, recuperou terreno na descida.

Depois, explodiu de vez quando Giulio Pellizzari partiu sozinho, deixando para trás o seu companheiro de equipa e os rivais para um esforço a solo na segunda subida do Monte Grappa. Atrás dele, a Emirates continuou a marcar o ritmo, o que se revelou fatal para Romain Bardet (Team dsm-firmenich PostNL). Depois, para surpresa de todos, Pogacar lançou o ataque, deixou cair todos os outros, engoliu o pobre Pellizzari e partiu para o triunfo final de cor-de-rosa.

Tadej Pogacar ganhou assim a sua sexta etapa neste Giro de Itália, que irá vencer este domingo em Milão. Atrás dele, Daniel Felipe Martínez (BORA - hansgrohe) continua em segundo na geral, à frente de Ben O'Connor (Decathlon AG2R La Mondiale Team).