Mais

Demi Vollering vence sétima etapa e está a um passo de conquistar Tour feminino

Na classificação geral, Vollering conta agora uma vantagem de 1.50 minutos sobre Niewiadoma
Na classificação geral, Vollering conta agora uma vantagem de 1.50 minutos sobre NiewiadomaAFP
Demi Vollering (SD Worx-Protime) deu este sábado um grande passo para ganhar a volta a França feminina em bicicleta, ao vencer isolada a sétima e penúltima etapa da prova, com meta no mítico Col du Tourmalet.

A corredora neerlandesa arrebatou a camisola amarela de líder em detrimento da sua companheira de equipa, a belga Lotte Kopecky, e distanciou-se definitivamente das suas principas adversárias na cassificação geral.

A líder da equipa SD Worx efetuou um forte ataque a cinco quilómetros da linha de chegada, o que lhe valeu uma vantagem de quase dois minutos sobre a segunda classificada, a polaca Katarzyna Niewiadoma, enquanto a também neerlandesa Annemiek van Vleuten, campeã em título, atrasou-se na fase final, terminando em terceiro.

Na classificação geral, Vollering conta agora uma vantagem de 1.50 minutos sobre Niewiadoma, uma vantagem confortável antes da oitava e última etapa, um contrarrelógio de 22 quilómetros a ser disputado no domingo num traçado plano nas ruas de Pau.

Ainda mais longe está Van Vleuten, que segue no terceiro posto a mais de dois minutos e meio, enquanto a sul-africana Ashleigh Moolman-Pasio assumiu a quarta posição.

Ainda antes do arranque para a considerada etapa rainha do Tour feminino, já a luta pela geral tinha sofrido uma baixa de peso, com a italiana Elisa Longo Borghini, que era quarta da geral, a abandonar a prova devido a uma infeção de pele na coxa esquerda que requeria tratamento hospitalar, segundo a sua equipa, a Lidl-Trek.