Van Aert vence a Volta à Grã-Bretanha e o espanhol Carlos Rodriguez vence a última etapa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Van Aert vence a Volta à Grã-Bretanha e o espanhol Carlos Rodriguez vence a última etapa

Wout van Aert fez parte da equipa dominante Jumbo Visma, juntamente com Olav Kooij
Wout van Aert fez parte da equipa dominante Jumbo Visma, juntamente com Olav KooijReuters
O belga Wout van Aert venceu a Volta à Grã-Bretanha este domingo, enquanto o espanhol Carlos Rodriguez ganhou a oitava e última etapa, disputada no País de Gales.

O norueguês Tobias Halland Johannessen, da Uno-X, ficou a três segundos de Van Aert, enquanto o australiano Damien Howson (Q36.5), com o mesmo tempo, se juntou a eles no pódio final. O americano Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) foi quarto na geral, também a três segundos.

Van Aert, que também venceu a Volta à Grã-Bretanha de 2021, disse que esta etapa não foi fácil.

"Não foi nada fácil", disse à ITV. "Tenho de agradecer a todos os meus companheiros de equipa durante toda a semana, mas especialmente hoje, porque quando (Rodriguez) atacou a 50 quilómetros do fim, passei por momentos muito difíceis e pensei que não seria possível obter a vitória geral".

A etapa de Carlos Rodríguez

Rodriguez começou a etapa com 39 segundos de desvantagem antes de atacar na subida de Bryn Du, a cerca de 50 quilómetros da meta, e liderou o resto do percurso.

"Não fazia ideia (se podia ganhar), só tinha de tentar acreditar em mim, dar tudo e tentar fazer um contrarrelógio até ao fim", disse o jovem ciclista espanhol. "Só tinha de ir o mais rápido possível até à meta. Foi muito difícil, por isso tenho de estar contente".

Van Aert viu-se a liderar o grupo perseguidor após o ataque de Rodriguez, sem companheiros de equipa à sua volta.

"Tentei concentrar-me em chegar o mais forte possível ao topo, porque o tempo que se perde aí é o mais valioso", disse o belga. "Quando cheguei ao topo, tentei ter uma visão geral da situação o mais rápido possível e rapidamente ouvi no radar que os rapazes ainda estavam a voltar, por isso tentei manter a calma".

A etapa de 166,8 quilómetros foi temporariamente neutralizada ao quilómetro 83 devido a uma colisão de um veículo motorizado no percurso que não estava relacionada com a corrida.

A oitava etapa decorreu no pitoresco Margam Country Park até à meta, na sombra do Castelo de Caerphilly, no sul do País de Gales, com uma dura subida dupla da Montanha Caerphilly.