Comité de Futebol da UEFA: "A regra da bola na mão deve ser revista"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comité de Futebol da UEFA: "A regra da bola na mão deve ser revista"

Conselho de Futebol da UEFA emitiu parecer após a primeira reunião em Nyon
Conselho de Futebol da UEFA emitiu parecer após a primeira reunião em NyonProfimedia
O Comité de Futebol da UEFA - um órgão consultivo composto por vários (antigos) futebolistas e treinadores, incluindo os portugueses Luís Figo e José Mourinho, bem como o selecionador nacional, Roberto Martínez - quer mais clareza em torno da regra da bola na mão e recomenda que sejam feitos ajustamentos antes da próxima época. Esta informação foi dada a conhecer depois de o comité se ter reunido pela primeira vez na sede da UEFA, em Nyon.

O comité, que inclui treinadores como Carlo Ancelotti e José Mourinho e antigos futebolistas como Paolo Maldini e Luís Figo, foi nomeado pela direcção da UEFA para analisar, de forma independente, os assuntos relacionados com o futebol.

Esta semana, o comité apresentou pareceres para ajustar a regra da bola na mão, pretendendo que nem todos os toques com o braço ou a mão sejam considerados falta.

"O comité aconselha a UEFA a declarar que não será marcada falta no momento em que a bola sai do corpo do jogador e, especialmente, quando a bola não vai em direcção à baliza", lê-se no parecer.

"Além disso, o comité recomenda que nem todas as mãos na bola numa tentativa de golo devem resultar num cartão amarelo, como está atualmente descrito nas regras", acrescenta.

O comité também disse que recomenda que a UEFA entre em conversações com a IFAB - a comissão para as regras do jogo no futebol - para rever a regra relativa aos cartões vermelhos. O comité recomenda que um jogador só receba um cartão vermelho se o jogador deliberadamente retirar uma oportunidade de golo, usando a mão ou o braço. "Noutros casos, um cartão amarelo é suficiente", concluiu.