Coreia do Sul x Portugal: Paulo Bento enfrenta duro teste para continuar no Mundial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Coreia do Sul x Portugal: Paulo Bento enfrenta duro teste para continuar no Mundial
A Coreia do Sul venceu Portugal no Mundial-2002
A Coreia do Sul venceu Portugal no Mundial-2002Opta by Stats Perform
A Coreia do Sul saiu derrotada de um dos jogos mais animados do Mundial-2022, ao perder por 3-2 diante do Gana e, assim, deixou de depender apenas de si para se qualificar. Os coreanos, depois de estarem a perder por 2-0, conseguiram recuperar até ao 2-2 com um rápido contra-ataque de Gue-Sung Cho, mas o golo de Mohamed Kudus, que deu a vitória ao Gana, significa que a Coreia do Sul tem agora de derrotar o já classificado Portugal e esperar por um "favor" do Uruguai.

Furioso após o apito final, o selecionador da Coreia do Sul, Paulo Bento, viu vermelho ao reclamar com o árbitro. Nascido em Lisboa, Bento fez parte da equipa portuguesa que a Coreia do Sul eliminou com uma vitória por 1-0 no torneio de 2002, mas os seus protestos furiosos significam que estará ausente do banco naquele que é indiscutivelmente o maior jogo da sua carreira, contra a sua pátria.

No entanto, haverá um selecionador português nos bancos: Fernando Santos. Selecionador nacional há oito anos, Fernando Santos enfrentou uma dor de cabeça na seleção da equipa antes da vitória (2-0) sobre o Uruguai, com o defesa Danilo Pereira a contrair uma lesão, mas o veterano Pepe, de 39 anos, interveio e fez uma atuação brilhante para ajudar a sua nação a alcançar um clean sheet naqueles que foram apenas os seus segundos 90 minutos completos desde o início de outubro.

Acompanhe o relato áudio desta partida
Acompanhe o relato áudio desta partidaFlashscore

Tendo já garantido a passagem à fase a eliminar pela quarta vez nos últimos cinco torneios, Portugal precisa apenas de um ponto para garantir o primeiro lugar do grupo H. A história aponta para uma forte exibição neste último jogo do grupo, uma vez que estão atualmente invictos nos últimos quatro jogos que lhes podiam valer a liderança do grupo (V2, E2), embora essa série tenha começado depois de perder 1-0 contra a Coreia do Sul, quando sofreu uma eliminação antecipada em 2002.

Jogadores a observar: Gue-Sung Cho marcou os seus primeiros golos na fase final do Campeonato do Mundo, o que significa que o jogador do Jeonbuk Motors tem agora oito golos nas últimas sete partidas. A tentar ultrapassá-lo estará Bruno Fernandes, que teve participação em quatro dos cinco golos de Portugal no torneio (G2, A2), depois de ter sido legitimamente premiado com o primeiro golo no torneio após alguma confusão inicial, com Cristiano Ronaldo a celebrar como se tivesse sido ele a marcar, antes de Bruno voltar a marcar no final do jogo.

Estatística: A Coreia do Sul possui uma magra taxa de 22% de vitórias contra as nações da UEFA na fase final do Campeonato do Mundo (V5, E6, D12).

Curiosidade do Mundial: Portugal não conseguiu um único empate nos primeiros 16 jogos no Mundial, começando em 1966 e terminando na edição de 2006 (V11, E5), e isso continua a ser o recorde de jogos seguidos na competição sem um empate até hoje.