Verstappen e a perfeição
Melhor tempo no único treino livre, melhor tempo na qualificação, melhor tempo na qualificação para a sprint, vitória na sprint: quem ou o que é que pode atrapalhar Max Verstappen na sua corrida favorita? Tudo indica que o igualmente talentoso e concentrado neerlandês vai celebrar o quarto fim de semana de corrida perfeito consecutivo e triunfar pela quinta vez em Spielberg. Na corrida caseira da Red Bull, a vitória seria algo muito especial para a equipa - e catapultaria-a para o segundo lugar na lista de melhores de sempre da Fórmula 1. Nove vitórias de uma equipa no início da temporada só foram superadas pela McLaren na temporada de 1988 com a lendária dupla de pilotos Ayrton Senna/Alain Prost. Nessa altura, foram onze. Esta marca também parece estar ao alcance da Red Bull.
Partida
Ao contrário do que acontece na sprint, Sergio Pérez não pode ameaçar o seu companheiro de equipa Verstappen no início do Grande Prémio. O mexicano, que é cada vez mais criticado por Christian Horner e Helmut Marko, começa a corrida apenas na 15.ª posição e, portanto, no quarto Grande Prémio consecutivo, demasiado atrás para as exigências da Red Bull. Mas se Verstappen revelou algo como uma fraqueza nesta temporada, foi nos primeiros metros. No entanto, mesmo que perca lugares, Verstappen tem todas as hipóteses nas 71 voltas. Com três retas, o Red Bull Ring oferece algumas oportunidades de ultrapassagem - ainda mais se tiver um carro tão superior quanto Verstappen.
Ferrari em alta?
Verstappen não tem um guarda-costas, mas os pilotos da Ferrari Charles Leclerc e Carlos Sainz estão logo atrás dele. Isso dá à Scuderia uma vantagem estratégica no papel. O pré-requisito é que ambos os Ferraris possam estar tão próximos de Verstappen na corrida como estiveram na qualificação de sexta-feira. E durante toda a distância da corrida e não apenas numa volta rápida. O quão sustentável é a ascensão italiana graças às novas peças só ficará claro a partir das 14:00. Pelo menos a Scuderia parece ser capaz de controlar os rivais Mercedes e Aston Martin em Spielberg. Mas para conseguir a primeira vitória num ano - no mesmo local, aliás - tudo tem de correr bem.
Limites de pista
As linhas brancas tornaram-se um dos maiores tópicos de conversa no cosmos da Fórmula 1 neste fim de semana. Os comissários de pista registaram 47 infrações na qualificação de sexta-feira e pelo menos mais sete na sprint de sábado. E os árbitros da Fórmula 1 mantêm registos precisos: qualquer pessoa que ultrapasse as linhas quatro vezes na corrida, com os quatro pneus, recebe uma penalização de tempo de cinco segundos. Por isso, os pilotos têm de encontrar a medida certa.
Tempo
O tempo não deverá ser problemático no domingo. O parceiro meteorológico oficial da Fórmula 1 previu sol e nuvens com temperaturas amenas no sábado à noite. Risco de chuva: 20%. No entanto, o tempo nas montanhas é conhecido pelas suas peripécias. Na sexta-feira à noite e no sábado, também choveu mais e com mais frequência do que o previsto.