Helmut Marko é o epítome da procura de excelência da equipa Red Bull. O conselheiro lidera os pilotos, especialmente os mais jovens, com mão firme e incute-lhes valores claros de sacrifício para lutar sempre pela vitória.
Christian Horner falou à ESPN sobre o trabalho do austríaco e a sua importância na estrutura da equipa:"Aos 80 anos, ele ainda assiste a todas as sessões de Fórmula 2 e Fórmula 3, procurando os sectores roxos (melhores tempos) em cada parte da corrida. Ele segue religiosamente os jovens talentos", explicou.
O chefe de equipa de Marko diz que ele é um especialista em polir diamantes em bruto e por isso é muito exigente com eles: "Ele é bastante duro com os jovens pilotos, mas se eles não conseguirem sobreviver a Helmut, nunca sobreviverão à Fórmula 1", disse.
Por fim, comparou-o a uma lenda da Fórmula 1 que faleceu em 2019: "Ele diz as coisas como as vê. Em muitos aspectos, é muito semelhante a Niki Lauda, são da mesma geração e têm o mesmo carácter. Helmut é o pesadelo de um diretor de comunicação. Os jornalistas só precisam de o 'empurrar' para conseguirem uma manchete", concluiu.
