Fórmula 1: Continuidade de Sergio Pérez na Red Bull não está garantida

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Continuidade de Sergio Pérez na Red Bull não está garantida

Checo Pérez tem tido um início de época antagónico
Checo Pérez tem tido um início de época antagónicoReuters
O contrato de Sergio Perez (33 anos) pode durar até ao final da campanha de 2024, mas isso não é garantia de que será piloto da Red Bull na próxima época, se não corresponder às expectativas, especialmente com outras opções interessantes em cima da mesa para a equipa.

Depois de duas primeiras campanhas sólidas, ainda que algo inconsistentes, esperava-se que o mexicano se destacasse esta época e desse à Red Bull o seu primeiro 1-2 de sempre no Campeonato de Pilotos.

Sete corridas depois, Pérez está no bom caminho para atingir esse objetivo, graças às vitórias na Arábia Saudita e no Azerbaijão, mas não tem sido muito bom fora desses fins de semana, se tivermos em conta o quão dominante é o seu carro e se o compararmos com o colega de equipa, Max Verstappen.

Na verdade, os seus dois últimos desempenhos - que o viram terminar em 16.º no Mónaco e em quarto em Espanha, depois de um mau desempenho na qualificação em ambas as pistas - levaram à especulação de que a Red Bull poderia substituí-lo no final do ano.

Provavelmente, ainda não tem de se preocupar com o seu futuro, dado o início da época, mas isso pode mudar se não melhorar o seu jogo, tendo em conta as alternativas que podem estar disponíveis para a Red Bull e a sua vontade de cortar contratos no passado.

Ricciardo está de volta à Red Bull
Ricciardo está de volta à Red BullProfimedia

Uma dessas alternativas tem sido falada desde o final de 2022, quando foi anunciado que Daniel Ricciardo (33 anos) iria voltar à equipa como piloto de reserva, depois de ter sido dispensado pela McLaren. 

O australiano estabeleceu-se como um dos melhores pilotos durante o seu tempo com os atuais campeões, e muitos sentiram que a equipe o contratou novamente para avaliar se ele ainda estava em seu auge após alguns anos difíceis na McLaren, caso Pérez lutasse para se apresentar ou saísse da linha em seu papel de número dois para Verstappen.

Se ele é realmente uma ameaça para o mexicano, depende do seu desempenho no simulador da equipa, mas se estiver a ir bem, Christian Horner e companhia podem ser tentados a arriscar com ele na esperança de que volte ao seu melhor - dado o quão bom costumava ser, podem pensar que é um risco que vale a pena correr se não estiverem satisfeitos com Pérez.

No entanto, em última análise, provavelmente não é com Ricciardo que Checo tem de se preocupar mais, mas sim com o homem que lhe fez sombra quando eram colegas de equipa na McLaren.

Norris é um dos maiores talentos da grelha
Norris é um dos maiores talentos da grelhaProfimedia

Sendo um dos melhores pilotos da grelha, Lando Norris (23 anos) é, sem dúvida, alguém que a Red Bull gostaria de contratar e, embora tecnicamente não esteja disponível até ao final da campanha de 2025, os desenvolvimentos desta época tornaram uma potencial transferência muito mais viável.

Há um ano, não parecia que tivesse razões para tentar rescindir o seu contrato mais cedo, sendo o piloto principal de uma equipa em ascensão, mas a McLaren já não é mesma equipa, tendo caído na hierarquia. Por outro lado, a Red Bull tornou-se mais dominante e parece quase certo que permanecerá no topo do pelotão até que as alterações regulamentares entrem em vigor em 2026.

O piloto precisa de uma equipa que lhe ofereça um carro suficientemente bom para lutar por títulos e a sua confiança na McLaren está a diminuir, enquanto a Red Bull pode efectivamente garantir-lhe um.

É quase certo que ele quereria juntar-se a eles e que a Red Bull quereria contratá-lo e, considerando a falta de outras opções que têm quando se trata de companheiros de equipa a longo prazo para Verstappen, a Red Bull provavelmente estaria disposta a pagar o que a McLaren exigisse para obter o britânico.

Já há rumores de que tal movimento está a acontecer. No entanto, Pérez ainda pode evitar que isso aconteça e garantir o seu próprio futuro, se der o seu melhor na pista. Caso tal não aconteça, pode acabar por ter de procurar um novo lugar no Natal.