WRC: Rovanperä duplica a vantagem e assume a liderança do Rali Safari

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WRC: Rovanperä duplica a vantagem e assume a liderança do Rali Safari
Rovanperä tem reinado supremo no Quénia até agora.
Rovanperä tem reinado supremo no Quénia até agora.AFP
O bicampeão mundial Kalle Rovanperä lidera o Rali Safari do Quénia com mais de dois minutos de vantagem. O finlandês não foi tão dominante na segunda etapa como na sexta-feira, quando dominou todos os seis testes, e conseguiu um único triunfo parcial desta vez, mas mais do que duplicou a sua vantagem sobre o seu perseguidor mais próximo antes do último dia.

Trata-se do companheiro de equipa da Toyota, Takamoto Katsura, que beneficiou dos problemas dos seus rivais antes da terceira prova da temporada. Em primeiro lugar, logo no início do dia, outro piloto da marca nipónica , Elfyn Evans, sofreu uma queda do segundo para o quinto lugar devido a um furo no pneu.

Kacuta também perdeu o segundo lugar devido a um furo, mas regressou a ele no dia seguinte, enquanto o líder do campeonato mundial da Hyundai, Thierry Neuville, sofreu a mesma queda nas classificações que Evans no início do programa da tarde. Problemas técnicos foram a causa, forçando-o a parar repetidamente e ele está quase 12 minutos atrás do líder antes do último dia.

"Não foi o nosso dia, não sei a causa dos problemas, veremos. Mas vamos continuar a lutar, não vamos parar e vamos dar o nosso melhor", disse Neuville.

O azar de Evans e Neuville serviu para que o francês Adrien Fourmaux passasse para o terceiro lugar no seu Ford, cuja diferença para o primeiro lugar é superior a três minutos. O quarto classificado, Evans, vice-campeão do mundo britânico e número um da Toyota este ano, está a mais de dois minutos do pódio depois de outro furo no final do dia.

A seis etapas do fim do programa de domingo, Rovanperä quer alcançar a segunda vitória no Quénia, depois do triunfo do ano passado. "Temos uma boa vantagem, por isso conduzimos com cuidado. Mas foi um dia difícil e vamos tentar terminar amanhã", disse Rovanperä. A sua equipa tem como objetivo a quarta vitória consecutiva no Rali Safari. O francês Sébastien Ogier, com quem Rovanperä alterna o campeonato este ano, triunfou em 2021 e no ano passado.