WRC: Rovanperä teve o melhor início do exigente Rali do Quénia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WRC: Rovanperä teve o melhor início do exigente Rali do Quénia
Rovanperä e a sua inserção aérea.
Rovanperä e a sua inserção aérea.Profimedia
A etapa de abertura do Rali Safari do Quénia foi dominada pelo bicampeão do mundo Kalle Rovanperä. O finlandês, que este ano só está a competir em eventos seleccionados, venceu as seis etapas desta sexta-feira. Lidera a terceira ronda do Campeonato do Mundo com quase 57 segundos de vantagem.

Outros pilotos da Toyota, Elfyn Evans, da Grã-Bretanha, e Takamoto Katsura, do Japão, estão em segundo e terceiro lugares. A primeira etapa não foi muito bem sucedida para a equipa Hyundai. O líder do campeonato, o belga Thierry Neuville, que foi o mais rápido na etapa de abertura de quinta-feira, sofreu um furo na terceira secção cronometrada de hoje. Está em quarto lugar na classificação, a 1:07.3 minutos de Rovanperäho.

Os outros pilotos da Hyundai tiveram um desempenho ainda pior. O finlandês Esapekka Lappi, que estava em segundo lugar atrás de Rovanperä a meio da etapa, teve uma avaria na caixa de velocidades e não conduziu as restantes três etapas. O estónio Ott Tänak, que o substituiu na segunda posição, danificou a direção ao embater numa pedra e a primeira etapa também terminou mais cedo para ele.

"Não me posso queixar", disse Rovanperä com um sorriso após a primeira etapa: "Foi difícil para todos no final, os sulcos eram cada vez mais profundos. Não corri riscos e contornei todas as pedras para evitar partir o carro. Gostaria de ter sido mais rápido, mas de momento está tudo bem".

A Toyota está a tentar obter o quarto triunfo consecutivo no Rali Safari. O francês Sébastien Ogier, com quem Rovanperä alterna o campeonato este ano, triunfou em 2021 e no ano passado.