O flag football, um formato sem contato do futebol americano, jogado por equipas de cinco pessoas, está a tentar, juntamente com outras oito modalidades, entrar no programa dos Jogos de 2028 como um dos eventos que podem ser adicionados pelos organizadores.
O Comité Olímpico Internacional (COI) precisa de ratificar essa decisão quando se reunir em Mumbai, na Índia, em outubro.
"Esperamos uma decisão (dos organizadores do LA-2028) nas próximas semanas", disse o presidente da IFAF, Pierre Trochet, em conversa com os jornalistas. "Estamos a concentrar-nos no nosso trabalho, mas esperamos uma decisão nas próximas semanas", repetiu.
A modalidade enfrenta uma forte concorrência, com o críquete a ser visto como um dos favoritos devido ao amplo alcance global, à força financeira e ao apelo de transmissão televisiva.
O flag football e o críquete foram selecionados, juntamente com o beisebol-softball, lacrosse, breakdancing, karaté, kickboxing, squash e automobilismo.
O flag football está a apostar no apoio dos Estados Unidos, na crescente popularidade no exterior e na possível participação de jogadores da NFL nos Jogos, para chegar a Los Angeles.
"Quando perguntámos pela primeira vez, para ver se os jogadores seriam libertados pela NFL para jogar, ficou claro que isso interessaria a muitos jogadores", disse Brett Gosper, diretor da NFL Europa.
"Ver alguns superastros da NFL nos Jogos Olímpicos é uma perspectiva empolgante", assumiu.
Embora a sua inclusão seja apenas para uma edição dos Jogos, estas modalidades estão a apostar no impulso proporcionado pela sua participação olímpica para estimular o crescimento e continuar a ser um produto olímpico atraente para o próximo ciclo de quatro anos.
Os organizadores os Jogos Olímpicos de 2028 podem decidir sobre várias modalidades a serem incluídas.
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 incluíram quatro modalidades adicionais: breakdance, escalada desportiva, skate e surf - os três últimos também foram incluídos como eventos adicionais nos Jogos Olímpicos de Tóquio.